America rules? Which America? Esquerda! Venha ver!

Escrito en BLOGS el

Acabei de receber a imagem e o recadinho do Latuff que retransmito tal como chegou, não preciso realmente acrescentar nada.

[caption id="attachment_1171" align="aligncenter" width="500" caption="CAPA DA NEWSWEEK DE 31/07/2009"]CAPA DA NEWSWEEK DE 31/07/2009[/caption]

Conceição, Estava eu passeando pelo centro da cidade do Rio de Janeiro, nesta tarde nublada de sexta-feira, quando me deparei na banca de jornal com a revista Newsweek, que nesta semana traz uma manchete que me chamou atenção. Com o título "America rules" (expressão em inglês que poderia ser traduzida como "America manda muito!") e o sub-título "Porque os Estados Unidos vão sair da crise por cima",.

A capa traz uma ilustração onde o Tio Sam, no melhor estilo estrelas e listras, aparece num ringue de boxe com a cara de quem apanhou bastante, mas de pé, com os punhos cerrados em atitude desafiadora. Caídos aos seus pés, nocauteados, uma figura vestindo calção com a bandeira da Inglaterra e outra com um chapéu de pele com um detalhe em vermelho que lembra a Rússia. Interessante como este estilo de ilustração nos reporta ao trabalho do artista norte-americano Norman Rockwell, com imagens patrióticas e do "American way of life". Importante dizer que esta capa é apenas para a versão internacional da revista, ou seja, dirigiada para o público externo. A Newsweek parece estar lançando mão de uma estratégia muito conhecida dos bolcheviques para ganhar corações e mentes fora dos EUA, o chamado "agit prop". Como seria bom se a esquerda brasileira atentasse para a importância da IMAGEM nos dias de hoje... Beijão.