Apoiadores de Marina circulam vídeo falso na rede tentando surfar na popularidade de Lula e enganar eleitores

Escrito en BLOGS el

Um vídeo manipulado de Lula circula nas redes como se esse apoiasse Marina. Sabe o que esta apelação significa? O que afirmei em um post esta semana (Ao fim e ao cabo Lula e o PT são os atores centrais da política brasileira desde os anos 80), a política brasileira desde a década de 1980 gira em torno de Lula e o PT.

Chega a ser engraçado, pois no vídeo original, no áudio e legendas, Lula defende a candidatura de Marina Sant'Anna, concorrendo ao cargo de senadora de Goiás. Mas no vídeo falso, o áudio do termo Goiás é cortado, embora permaneça na legenda das imagens. Observem no print do vídeo manipulado abaixo:

Parece que os marineiros estão percebendo que a 'educadora' Neca Setubal (herdeira do Itaú), toda a mídia monopolizada, a elite econômica e anti-petistas não são capazes de eleger Marina, então trabalham com a manipulação para enganar eleitor desavisado e vão atrás do maior cabo eleitoral que qualquer candidato gostaria de ter: Luiz Inácio Lula da Siva.

Mas tirem o cavalinho da chuva, Lula é PT, Lula é Dilma Rousselff.

VÍDEO MANIPULADO TENTA ENGANAR ELEITORES

via Imprensa do PT

Um vídeo manipulado criminosamente, publicado na internet, sugere, enganosamente que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja apoiando a candidata Marina Silva, do PSB. Na verdade, Lula apoia exclusivamente a candidata Dilma Rousseff. Editado de forma a ludibriar quem o assiste, o vídeo foi montado a partir de um vídeo original em que Lula pede votos para a candidata do PT ao Senado em Goiás, Marina Sant’Anna.

Assista aqui o vídeo verdadeiro em apoio à senadora Marina Sant'Anna:

O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, anunciou nesta quinta-feira (28) que a Campanha de Dilma Rousseff é movida por princípios éticos. “Queremos botar um freio, deter este tipo de campanha com a qual nos deparamos hoje, que é um vídeo grosseiramente fraudado e que infelizmente traz marca oficial da campanha de candidata do PSB e coligação”, afirmou Falcão. O presidente do PT deixou claro que “não estamos atribuindo a autoria deste vídeo fraudado a nenhum partido ou candidato”.

De acordo com Rui Falcão, a Campanha de Dilma Rousseff não difunde nas redes sociais informações inverídicas. “Não nos valemos de nenhum tipo de fraude, nenhum tipo de adulteração, nenhum tipo de indução a erro pelo eleitor e nem utilização de robôs e outras práticas que nós não consideramos éticas na Internet”.

Medidas adotadas A coordenação da campanha de Dilma já solicitou ao YouTube a exclusão do vídeo (falso). O Departamento Jurídico da campanha também entrará com representação na Justiça Eleitoral, por propaganda eleitoral irregular que induz o eleitor a erro; apresentará representação junto ao Ministério Público Eleitoral para que seja instaurado inquérito criminal pela prática de falsidade ideológica de cunho eleitoral; e caso o vídeo não seja retirado do ar, proporá Ação Civil por violação de direito autoral e direito de imagem.

Com a representação, o Tribunal Superior Eleitoral poderá determinar a retirada de circulação da propaganda fraudada e o responsável por ela. Segundo Flávio Caetano, coordenador Jurídico da campanha, “Não temos como apontar quem é o responsável. Isso depende de uma investigação”.