Blogueiros que vão ao Encontro #blogprog: #LEIÃO!

Escrito en BLOGS el

Leião, como já expliquei aqui, é brincadeira, claro que o correto é Leiam.

Mas vamos lá: conscientize-se desde já sobre como será a conectividade no encontro dos blogueiros progressistas em São Paulo. Reproduzo o texto do Emerson Luis do Nas retinas, que junto comigo e o Azenha dará a oficina sobre narrativas da rede.

PS. Até o final da noite publicaremos o Release do encontro dos blogueiros sintetizando as decisões tomadas na reunião de ontem da Comissão Organizadora. Muitas e ótimas novidades: almoço 'digrátis' no sábado e lanchão bacanérrimo e reforçado no domingo para todos do evento e garantia de hospedagem para os blogueiros que vierem de outros estados ou cidades de interior paulista.

Por último as inscrições terminam hoje e quanto mais rápido mandarem o comprovante de depósito melhor, isso consolida a sua inscrição. Os comprovantes de depósito serão aceitos até segunda, mas lembre-se tem uma ordem de inscrição.

Conectividade durante o I Encontro de Blogueiros Progressistas

@emerluis, no Viomundo

13 de agosto de 2010 às 17:40

Os preparativos para o I Encontro de Blogueiros Progressistas, que acontece de 20 a 22 de agosto no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, compreendem toda a logística de transporte, hospedagem, alimentação e conectividade web para os participantes. Hoje em dia não é mais possível pensar em um evento, qualquer que seja, sem que as pessoas tenham a mínima possibilidade de usar a rede, seja para pesquisas ou produção de conteúdo. Espera-se que uma vez dentro do evento, acompanhando as palestras e oficinas, cada cidadão detentor um meio tecnológico possa compartilhar com suas redes de contatos tudo o que ve e ouve. O conteúdo precisa se espalhar pela rede para levar a discussão adiante.

Dentro da rede de colaboração que se construiu para viabilizar o I Encontro, técnicos especializados em infra de rede se ofereceram para ajudar a subir uma nuvem de conectividade no auditório, alimentando com web wifi pelo menos 300 pessoas. @gutocarvalho e @lunixbr serão os responsáveis pela produção e montagem da rede que deve envolver pelo menos 6 roteadores wifi e 1 switch de rede com 8 portas, uma estrutura básica que permitirá o deslocamento das pessoas com seus notebooks ou, se preferirem, usar os bons e velhos cabos de rede.

Mas nem tudo é fácil. O sindicato que hospeda o evento possui um link de conectividade de apenas 4Mbps. Em consulta a Telefônica, provedora de conexão do sindicato, a área de marketing informou que a velocidade máxima oferecida para a aquela região (Rua Genebra, praticamente no Centro de São Paulo) é de 4Mbps, ou seja, o pico usado e uma vergonha em provimento para esta região tão importante da cidade.

4Mbps é muito para quem está no conforto do seu lar, mas em um evento esta banda pode se consumir em instantes devido ao uso intenso. Por isso é importante que as pessoas usem racionalmente a banda, evitando downloads de músicas e vídeos, arquivos, aplicações web, atualizações de sistemas operacionais ou qualquer outro arquivo que seja desnecessário no momento do evento. É preciso priorizar a pouca banda para a cobertura e geração de conteúdo.

Fazer  um download não contempla só os itens citados acima. Cada ação web de navegar em uma página, usar comunicadores instantâneos, usar aplicativos de Twitter ou Facebook, também consomem dados, mesmo que em proporções menores. Ao acessar uma página web, fotos, banners, arquivos em flash e texto se transformam em um conjunto que são baixados para sua máquina no navegador, representando um download. Com a consciência de que estas ações consomem banda, temos que deixar de lado as ações pesadas e priorizar o uso comum de navegação, evitando assim a lentidão na rede.

Compartilhe o seu 3G

Muitos participantes do encontro certamente levarão seu notebook com conexão 3G. Isso é importante. O uso isolado destas conexões alivia o peso da rede, liberando o wifi para quem não possui conexão individual. Mas você pode também transformar seu notebook em um ponto de conectividade, compartilhando o sinal do 3G. Aplicativos nativos do Windows e Mac oferecem a opção de compartilhar rede. Acionando estes dispositivos em sinal aberto (sem senha), outras pessoas com notebook, celulares, palmtop, handhelds ou tablets poderão se conectar. Quem se interessar em compartilhar conexão pode simplesmente informar o amigo ao lado ou a organização do evento o nome da rede para que os moderadores divulguem nos microfones para todos.

Quem não souber criar as conexões wifi a partir do notebook, basta procurar os especialistas em rede do evento que eles ensinarão os procedimentos corretos.