Breve nota sobre a pesquisa Data Folha

Escrito en BLOGS el

Por: Wagner Iglecias 10/10/2012

Acaba de ser divulgada a primeira pesquisa deste 2º turno sobre a eleição para prefeito de São Paulo. Fernando Haddad, do PT, abriu 10 pontos de vantagem sobre o veterano José Serra, do PSDB: 47% a 37%. Não saíram ainda os detalhes, os números pelos vários recortes do eleitorado paulistano, mas uma coisa é certa. Serra, como ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro, não larga bem.

Tendo a experiência administrativa que tem, e sendo de um partido que um dia foi um partido de quadros, Serra só tem dois caminhos: ou fazer uma campanha propositiva, discutindo os problemas da cidade e as suas ideias para resolve-los, ou partir pro vale-tudo, como já insinuam algumas notinhas aqui e ali, não só no universo do que o próprio Serra um dia chamou de “blogueiros sujos”, mas também na mídia corporativa. Fala-se no serviço de líderes religiosos conservadores a bater pesado no kit anti-homofobia criado por Haddad na época do Ministério da Educação, fala-se em críticas ao ENEM, e fala-se, obviamente, na superexploração da condenação de cardeais petistas no caso do julgamento do mensalão. Melhor seria que não fosse assim, já que São Paulo, maior metrópole do Hemisfério Sul, é tão complexa e tem tantos problemas que uma campanha eleitoral inteira, de 1º e 2º turnos, não é suficiente para discuti-los.

Já para Haddad e o petismo o que resta é lembrar a dura campanha de 2010, que foi outro dia mesmo. Assinale-se que esta é apenas a primeira pesquisa, e foi feita antes do reinício do horário eleitoral, no qual tudo pode acontecer. Inclusive, assim como Haddad desponta na frente agora, Serra recuperar-se daqui a pouco e arrancar para a vitória. Se não quiser perder mais uma eleição para Serra na cidade, o petismo que não suba no salto. E nem durma no ponto.

*Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

________________ Publicidade // //