Carlos Latuff: Videla e Ustra: Os torturadores de lá e os de cá

Escrito en BLOGS el

Enquanto ex-ditador Videla morre em prisão pagando por seus crimes na Argentina, a Comissão da Verdade tem dificuldade para engatinhar no Brasil.

Charge: Carlos Latuff para o Opera Mundi

Por Victor Farinelli, via facebook Na Argentina, não houve grandes celebrações pela morte do Videla, diferente da morte do Pinochet, que causou furor popular em todo o Chile.

Isso comprova a demagogia dos que dizem que "a Comissão da Verdade quer dividir o país revivendo velhas feridas". Ao contrário: nos países onde as feridas ficaram abertas, como no Chile, a morte de um ditador termina sendo um momento de desabafar a frustração geral pela impunidade e a impotência, o fato da sociedade não ser capaz de sentenciar um genocida. Na Argentina, onde o ditador pagou por seus crimes e mofou na cadeia até o fim, essa morte não significou nada, as condenações aos genocidas sanaram definitivamente as feridas. A morte desses sujeitos, depois que eles receberam da Justiça e da sociedade a condenação que mereceram por seus hediondos crimes, não causa mais que indiferença.

Leia também:

‘Arquivo do terror’ do Paraguai ajuda Comissão da Verdade a esclarecer Operação Condor Do cinismo dos algozes

Oldack Miranda: “Entrei para a estatística dos blogueiros perseguidos”

Cecília Coimbra: Queremos uma verdadeira Comissão da Verdade e da Justiça

A Comissão Nacional da Verdade quer saber quem maltratou mulheres na época da ditadura militar no Brasil

Venezuela: Comissão pela Verdade investigará torturas e desaparecimentos entre 1958 e 1998 Venezuela pode ter sua Comissão da Verdade real É oficial: na Venezuela, diferente daqui, a Comissão da Verdade é realidade

Juízes para a Democracia divulgam manifesto pró Comissão da Verdade

A incansável Luiza Erundina protestando contra a meia comissão da verdade