Chega à imprensa a nossa denúncia

Escrito en BLOGS el
Post do Mariafro relacionado: 23/10/2007: entenda o caso

E ainda tem gente que diz que não adianta mobilizar-se contra o preconceito, a discriminação e sua veiculação.
Ministério Público neles!

Hoje escrevo com alegria, uma alegria de que a coletividade que valoriza a igualdade de direitos e o respeito à diversidade é capaz de construir uma nova sociedade civil neste país.
Vitória da mobilização da sociedade civil.

Muitos se mobilizaram, via rede, aqui e aqui após assistirem ao programa. Muitos entraram em contato com a Procuradoria da República/ Ministério Público (no blog postei alguns dos mails de resposta do MP, veja aqui);

Muitos professores e estudantes que viram o vídeo nas oficinas de formação de professores que ministrei nos últimos meses também se indignaram e se manifestaram.

Os angolanos se manifestaram aqui no blog, por mail e nos ensinaram um pouco sobre a cultura de algumas das mais de 90 etnias que compõem Angola.

Enfim, a cidadania, o valor da igualdade de direitos e o respeito às diferenças se constroem quando todos temos os mesmos como bens caros e preciosos que devem ser preservados.
grande abraço!

Meu agradecimento também aos blogueiros e jornalistas que não estão cegos nem surdos.
Em especial vejam esses links:
Revista Forum 1
Revista Forum 2
Revista Forum 3
Revista Forum 4
Direto da Redação
Vi o mundo 1
Vi o mundo 2


*************
26/11/2007 - 17h58

Ministério Público Federal investiga programa de Jô Soares

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira que investiga o "Programa do Jô", exibido depois do "Jornal da Globo" pela TV Globo, por suposta manifestação de preconceito.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Ministério Público Federal investiga programa por possível manifestação de preconceito
Ministério Público Federal investiga programa por possível manifestação de preconceito

Segundo a procuradoria, houve denúncias sobre uma entrevista que abordava a questão de mulheres submetidas à cirurgia no clitóris na África e que comentários do apresentador podem ter manifestado preconceito em relação a hábitos e costumes culturais daquele continente.

As entidades que levaram a denúncia ao MPF acusam o programa de desrespeito a comunidades negras.

A representação está sob os cuidados da procuradora dos direitos do cidadão Márcia Morgado.

O MPF não informou a data exata na qual o programa foi ao ar, mas foi em 2007. A assessoria de imprensa do programa informou que não recebeu nenhuma notificação sobre o procedimento.

**************

MP do Rio abre processo contra a Rede Globo

Ministério Público Federal do Rio de Janeiro instaura processo contra Rede Globo de Televisão

por supostas referências preconceituosas

Por Ana Lúcia Bonfim





FONTE: Ética na TV

Em 255/11/2007
Noe Francisco Dias MAteus Mateus <[email protected]>
escreveu:
Ministerio publico do Rio de Janeiro instaura processo judicial contra a globo devido ao programa do Jó que ofende a mulher angolan a?




Está a valer a nossa campanha, esta a surtir efeito a nossa união como Angolanos pressionando a rede globo a pedir desculpa, não pare de divulgar esta informação...
O Coletivo de Mulheres Negras do Rio de Janeiro em parceria com Memória Lélia Gonzalez, Articulação Mulher e Mídia/SP e a campanha da Ética na TV- " QUEM FINANCIA A BAIXARIA É CONTRA A CIDADANIA", continua afirmando

TV GLOBO- NÃO É ASSIM QUE A GENTE QUER SER VISTA POR AÍ e repassa os andamentos do grito primeiro do Coletivo RACISMO! IMPUNIDADE! TV GLOBO!