Com a palavara Joana DArc, catadora, mãe e solidária aos professores em greve

Escrito en BLOGS el

O vídeo abaixo emociona: em reunião de professores, pais, alunos e lideranças comunitárias na Câmara de Ipatinga, Minas Gerais, dia 15 de julho, Joana DArc, catadora de material reciclável e mãe de aluna, pega o microfone e dá um depoimento comovente denunciando o desrespeito da Administração de Ipatinga para com os educadores do Município, em greve desde 8 de junho.

Ela ganha menos de um salário mínimo por mês e mesmo assim compreende o valor da educação como um caminho de superação da miséria e para o encontro social. Joana quer criar uma trajetória menos sofrida que a sua para seus filhos. Em um dado momento do vídeo ela fala sobre a sua indignação com os passantes que agrediram verbalmente os professores em passeata chamando-os de 'vagabundos'.

Joana é semianalfabeta, mas tem mais sabedoria que boa parte de políticos proselitistas e que a classe média dos grandes centros, que tiraram seus filhos das escolas públicas e não mantém a mínima solidariedade na defesa da educação pública do país.

Recebi de @Adrianopaulabh (a quem agradeço por ajudar a melhorar o dia) o link para a matéria do jornal O Tempo que destacou o vídeo com o depoimento de Joana.

____________ Publicidade minicooper_250x250.gif