Comissão Pastoral da Terra, mais um ativista assassinado no Pará, corpo encontrado no sábado

Escrito en BLOGS el

O sexto ativista morto em 3 semanas desde a aprovação do código desflorestal do deputado comuno-ruralista, com o apoio da bancada do PCdoB e parcela da bancada do PT que votaram com Ronaldo Caiado.

Mais um trabalhador foi assassinado no Pará, informa CPT

Por: Ana Cláudia Barros e Marcela Rocha, no Terra Magazine

14/06/2011

Mais um trabalhador rural foi assassinado no Pará. Obede Loyla Souza, de 31 anos e pai de três filhos, foi executado na última quinta-feira (9) com um tiro de espingarda dentro do ouvido. O corpo foi encontrado somente na tarde do sábado passado, quando foi registrado o Boletim de Ocorrência. A Força Nacional suspendeu o enterro e levou o corpo para Belém para perícia. O sepultamento só ocorre nesta terça-feira (14) em Tucuruí.

O assassinato ocorreu por volta do meio dia no Acampamento Esperança, município de Pacajá, Pará. Moradores relatam que no dia do assassinato, viram uma camionete de cor preta com quatro homens entrando no local. Souza foi executado a 500 metros de sua casa. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, ainda não se sabe o motivo exato da execução.

- Sabe-se somente que pelo mês de janeiro ou fevereiro, Souza teria discutido com alguém que representa, na região, o interesse de grandes madeireiros, pelo fato de estarem extraindo madeira de forma ilegal, principalmente castanheira, que é proibido por lei e por estarem deixando as estradas de acesso ao Acampamento Esperança e aos Assentamentos da região, intrafegáveis nesse período de chuvas - diz a CPT em nota.

Com a morte de Souza sobe para seis o número trabalhadores rurais assassinados nas últimas três semanas no Norte do País. Cinco dos casos foram registrados só no estado do Pará. O primeiro deles aconteceu em 24 de maio, quando o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria Bispo do Espírito Santo foi morto em Nova Ipixuna. As vítimas haviam denunciado a extração ilegal de madeira, assim como Obede Loyla Souza.

_________ Publicidade