Como ajudar as vítimas das enchentes no Rio

Escrito en BLOGS el

O Rio precisa de ajuda Da Redação Carta Capital 13/01/2011 às 16:35h

Cruz Vermelha recebe doações de roupas e alimentos e o Hemorio doação de sangue. Dinheiro também pode ser depositado para ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do estado

Já passa de 400 o número de mortos em municípios da região serrana do Rio, atingidos pelo temporal na madrugada de quarta-feira 11. Durante a madrugada desta quinta-feira 13, a Defesa Civil encontrou mais corpos na região. De acordo com as prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, o número de desabrigados chega a 2,7 mil. Há previsão de chuva até o próximo domingo nessas cidades.

O ministro de Relações Institucionais Luiz Sérgio Oliveira sobrevoou os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo ontem. O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra afirmou que todo o esforço da Defesa Civil estadual, com apoio da Defesa Civil nacional, “é prestar assistência à população que está sofrendo, que está ferida e desabrigada”. Depois, começará a ser feito o trabalho de reconstrução.

O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, está no Rio, onde acompanha as ações de socorro às vítimas da tragédia no estado.

A presidenta Dilma Rousseff sobrevoou nesta tarde a região serrana do Rio em companhia do governador carioca Sérgio Cabral; do ministro da Defesa, Nelson Jobim; Alexandre Padilha, da Saúde; Luiz Sérgio Oliveira, das Relações Institucionais e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

As fortes chuvas que atingem boa parte do país causaram grandes estragos também em estradas do Rio de Janeiro, de Goiás e de Minas Gerais. Mais de 110 municípios mineiros apresentam problemas com as chuvas e 70 estão em estado de emergência. Ao todo 17 mil estão desabrigados.

Medicamentos – Mais de 7 toneladas de medicamentos e insumos estão sendo enviadas ao estado do Rio de Janeiro para serem usados por pessoas atingidas pelas chuvas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os 30 kits – compostos por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas – são capazes de suprir 45 mil pessoas por um período de um mês.

Ajuda – A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio vai enviar caminhões-pipa aos município de Teresópolis e Friburgo, que sofrem com problemas na distribuição de água. O Ginásio Esportivo Pedro Jahara, em Teresópolis, tornou-se, do dia para a noite, o lar os sobreviventes do maior desastre natural da história da cidade.

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) faz campanha para doação de sangue para que seja enviada às cidades atingidas pelas chuvas. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da capital fluminense, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Telefone para casos de dúvidas é 0800-282-0708.

A Cruz Vermelha do Rio recebe donativos para os desabrigados na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha 10, no Centro do Rio. Os itens de maior necessidade são água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores.

A Prefeitura de Teresópolis abriu uma conta bancária para receber doações. A “SOS Teresópolis – Donativos” está disponível na agência 0741 do Banco do Brasil e o número da conta é 110000-9.

SERVIÇO

DOAÇÃO DE SANGUE Hemorio Rua Frei Caneca, 8, Rio de Janeiro, Centro Telefone: 0800-282-0708

DOAÇÃO DE DINHEIRO “SOS Teresópolis – Donativos” Banco do Brasil Agência 0741-2 Conta Corrente: 110000-9

DOAÇÃO DE ALIMENTOS E ROUPAS Cruz Vermelha Praça Cruz Vermelha 10 Centro do Rio