Como prometi voltei, JABUTI, PARTE 2

Escrito en BLOGS el
Ainda enebriada, descubro que desde que a categoria de didáticos/paradidáticos foi criada, em 1994, é a primeira vez que uma coleção de história voltada ao ciclo de 1ª a 4ª séries é ganhadora do jabuti.

Para ver as listas de ganhadores desde que o prêmio Jabuti foi instituído, vá em http://www.culturatura.com.br/premiojabuti/premiojabuti.htm

Para quem não tem noção do que é isso, o Prêmio Jabuti, instituído desde 1959, pela Câmara Brasileira do Livro, é o mais importante prêmio literário do País. Mobiliza, anualmente, editores, autores, gráficas, tradutores, capistas, ilustradores, produtores editoriais, livreiros e a mídia geral e especializada.

Se desconsiderarmos a seleção feita pelas editoras na inscrição de sua produção anual, há três fases de seleção na Câmara Brasileira do Livro para conferir o prêmio Jabuti e escolher os livros do ano (ficção e não ficção). Dos mais de 2 mil títulos inscritos em cada uma das 17 categorias um júri de intelectuais especialistas seleciona 10 finalistas para disputar a segunda fase.

Na segunda fase são pemiados os 3 primeiros colocados de cada categoria e na entrega do troféu Jabuti,
que ocorre desde 2004 no Memorial da América Latina - São Paulo, são anunciados os ganhadores do livro do ano de ficção e do livro do ano de não ficção.

A escultura (troféu Jabuti) simboliza
a paciência e tenacidade com que o animal enfrenta os desafios, assim é uma referência à atividade de escritores, livreiros e gráficos.

Além das categorias oficiais, há uma premiação especial: amigo do livro (pessoa ou instituição de destaque na promoção ou divulgação do livro).

Por hora deixo uma citação pra endossar minha alegria de fazer parte desta lista deganhadores:

"(...) Como no Brasil são publicados mais ou menos mil livros por mês, em suposições exageradas, apenas para fantasiar, dá para se concluir que possuímos mais escritores do que leitores. Há, entretanto, um oásis nesse mundo dos livros: o prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. (..)
Não que apenas os livros selecionados para concorrer ao prêmio tenham qualidade, mas como os escolhidos são avaliados por um júri composto por especialistas em literatura, produção gráfica, ilustração, jornalistas e pesquisadores; é mais seguro identificar uma boa obra depois de ter sido aprovada por esses profissionais. Só para a 47ª edição, que está julgando os vencedores das 17 categorias em 2005, foram inscritas 2310 obras. Se tantos autores submetem sua produção literária a esse julgamento, deduz-se que de certa maneira confiam na avaliação desses julgadores. Sabem também que ganhar um Jabuti é receber o atestado de qualidade e de competência na publicação de um livro.

No dia 4 de agosto foram escolhidos os 10 finalistas de cada categoria. Entre os finalistas estão autores de peso, que construíram uma carreira consagrada por obras que já guardaram lugar de honra na história da literatura brasileira(..)"


http://noticias.aol.com.br/negocios/colunistas/reinaldo_polito/2005/0012.adp (O artigo foi escrito antes da publicação do resultado da segunda fase).