Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de junho de 2010, 17h24

CONCEIÇÃO LEMES:Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília

Caros, como falei aqui pela manhã, ontem realizamos uma segunda reunião para discutir os próximos passos para a viabilização do Encontro Nacional da Blogosfera Progressista.

Conceição Lemes, uma das editoras do Viomundo, foi a responsável por fazer o relato da segunda reunião preparatória. Segue abaixo.

Por favor, nos comentários do blog, ou via e-mail (blogmariafro@gmail.com), ou ainda via twitter @maria_fro enviem sugestões,  mandem idéias que nos ajudem a viabilizar esta empreitada para que este encontro seja o mais representativo possível da blogosfera brasileira.

por Conceição Lemes

16 de junho de 2010, no Viomundo

A ideia do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas nasceu em maio. Sugerida por Luiz Carlos Azenha, foi aprovada durante o lançamento, em São Paulo, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

No final de maio, tivemos uma primeira conversa, da qual participaram o próprio Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa em vários outros blogs.

Resultado: o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é indispensável, imperioso e vai sair, sim.

Tivemos, ontem, a segunda reunião. Foi na sede do Conversa Afiada. Participaram Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Altamiro Borges (do Barão de Itararé e do blog do Miro), Conceição Oliveira (Maria-Fro), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Diego Casaes (Global Voices) e eu (do Viomundo, representando também o Azenha, derrubado por uma tremenda gripe).

Avançamos alguns pontos. Ficou decidido que:

1. O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por Brasília, o que facilitaria da vida dos blogueiros.

2. Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.

3.  A organização por enquanto ficará a cargo do Centro de Estudos Barão de Itararé.

4. Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.

5.  Haverá, também, oficinas voltadas para blogueiros e produzidas por blogueiros para otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.

6. Realização de painéis, para que blogueiros possam se conhecer, conversar e trocar experiências.

7. Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.

8. A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.

9. Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.

Esses são os primeiros passos, elaborados com ajuda de vocês. A intenção é a de que o encontro não olhe para o próprio umbigo, mas reflita preocupações de blogueiros com os vários sotaques do Brasil. Também pedimos a cada um que nos ajude a aperfeiçoar instrumentos que atendam às necessidades dos blogueiros e dos próprios brasileiros.

Sugestões serão muito bem-vindas. Afinal, o objetivo de todos nós é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas no país.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum