Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de junho de 2010, 11h03

Conheça a Voz judaica pela paz

Apresento-lhe mais um grupo de judeus que não abriram mão da tradição humanista. Trata-se da Jewish Voice for Peace ou Voz judaica pela Paz.

O grupo tem página no facebook, site e também toma posição. Como vocês podem ver há inúmeros exemplos de que o judaismo jamais pode ser confundido com o sionismo fundamentalista do Estado de Israel.

Esta entidade judaica, sediada nos Estados Unidos, condena veementemente as ações de Israel em relação aos palestinos. E, assim sendo, não deixaria de condenar o país pelo ataque à Flotilha da Amizade. Mas diferentemente do governo de Obama, a Voz Judaica exige que os Estados Unidos apliquem sanções reais a Israel, que tornou o fundamentalismo política de Estado. Exige também o imediato levantamento do cerco a Gaza e  que os Estados Unidos suspendam toda ajuda a Israel, inclusive a militar, porque não podem os dólares provenientes de impostos financiar atos criminosos, como os praticados por Israel em relação aos palestinos.

Após o ataque criminoso de Israel à Flotilha da Liberdade
em águas internacionais, a Voz Judaica criou um site aonde podemos cadastrar os protestos ocorridos no mundo todo. Clique aqui para ver.

As manifestações contra o ataque terrorista de Israel prosseguem com passeatas e protestos dos judeus estadunidenses em todo o território daquele país e, especialmente, em frente a consulados e embaixada de Israel.

Veja uma das chamadas da entidade:

Voz Judaica para a Paz

“Junte-se a nós:

A Voz Judaica para a Paz condena o ataque de Israel e o assassinato de membros da Flotilha da Liberdade, que visava levar uma muito necessária ajuda à sitiada Faixa de Ghaza.

Antes de a flotilha ser atacada, Yigal Palmor, um porta-voz  israelense do Ministério de Relações Exteriores disse:

“Se nós deixamo-os lançar ovos em nós, nós pareceremos estúpidos com ovos nas nossas faces. Se nós tentamos preveni-los pela força, nós aparecemos como brutais”.

Israel tem mais do que ovos na sua face. Israel tem sangue nas suas mãos. No mínimo 10 passageiros foram assassinados por Israel e ao redor de 30 feridos em águas internacionais. Esta é tão somente uma outra escalada mortal de repressão severa de Israel a protestos não violentos contra a ocupação, paga com dólares de impostos estadunidenses.

A Casa Branca afirmou que “lamenta profundamente a perda de vidas e danos produzidos, e está atualmente trabalhando para entender as circunstâncias que cercam essa tragédia“.

Isso não é suficiente.

O Presidente Obama deveria pedir um levantamento imediato do cerco de Gaza. Ele deveria apoiar uma investigação internacional e imparcial sobre a trágica matança de civis em uma missão humanitária. E ele deveria suspender a ajuda militar para  Israel até que ele possa assegurar ao público estadunidense que nossa ajuda não é usada para cometer abusos semelhantes.

Reúna pessoal ativista na sua área … Aqui há alguns eventos agora mesmo …
(Protestos adicionais aqui: http://gazafreedommarch.org/cms/en/flotilla/protest.aspx)

Tradução: Carlos Tebecherani Haddad


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum