#consciênciabranca, #orgulhohetero ou apontamentos sobre a estupidez

Escrito en BLOGS el

Ontem os TTs do Twitter Brasil se superou na #vergonhaalheia: as tags #consciênciabranca, #orgulhohetero subiram para os Trending Topics.

É válido dizer que  muitas das menções aquelas tags vergonhosas eram para fazer a crítica a elas, mas não deixa de ser surpreendente ver que havia muitas pessoas que as defendiam sem nenhuma ponta de vergonha.

O desconhecimento histórico e o desconhecimento da realidade social da opressão secular por parte desses twitteiros que exibiam orgulho de seus preconceitos provocaram uma imensa vergonha naqueles que repudiam o racismo e a homofobia.

O trecho abaixo do texto do Eli Vieira, no Bule Voador, explica porque nos sentimos ultrajados por quem não conseguiu construir ao longo de sua educação o sentimento de decoro. Orgulhar-se da opressão é anti-humano.

"(...) Ter orgulho de ter um fenótipo privilegiado por razões históricas ou ter orgulho por ter nascido no lugar X e não no lugar Y não é diferente do comportamento de um cachorrinho que se apega a um osso velho e podre só porque foi a melhor porcaria que conseguiu.

A gente tem que se orgulhar por realizações, ou para afirmar não se sentir diminuído por pertencer a uma categoria desfavorecida. Orgulho de ser branco ou de descender de europeus é para idiotas que não têm realização alguma da qual possam se orgulhar: afinal, a suposta superioridade da brancura sobre a negritude e da Europa sobre os demais rincões do mundo foi conquistada com a brutalidade dos nossos antepassados. Se orgulhar do status quo é para aqueles seres limitados que nunca experimentaram a delícia que é ser diferente das pessoas que amamos." Eli Vieira, 22/06/2011 (Des)apontamentos sobre os reacionários [Re:#conscienciabranca e "Orgulho Hetero"]

___________ Publicidade