CPI POPULAR EM DEFESA DA PETROBRAS

Escrito en BLOGS el
A tentativa da mídia monopolista e partidarizada em privatizar a Petrobas, tentativa esta capitaneada pelos tucanos derrotados nas eleições presidenciais desde tentar intimidar o presidente da Petrobras até promover abertamente o Impeachment da presidenta Dilma, procurando de todas as formas desestabilizar o país, desestabilizando a economia brasileira, finalmente passou a ter resistência e ela vem dos trabalhadores organizados e dos movimentos sociais. O tucano Serra declarou abertamente seu anti-nacionalismo na Folha de São Paulo, como comenta o professor Wagner Iglecias:

ABERTURA DOS PORTOS ÀS NAÇÕES AMIGAS
Lideranças do PSDB defendem que o Brasil mude o regime de exploração do Pré-Sal, da atual partilha (pela qual a Petrobrás é sócia majoritária na exploração dos poços e fica com a maior parte do faturamento, enquanto sócias estrangeiras levam uma parte menor) para a concessão (pela qual os poços são vendidos para sempre para petroleiras estrangeiras). Além disso tucanos defendem que a Petrobrás seja privatizada, ao menos em partes, ou talvez até na sua totalidade. É uma posição legítima. Mas na minha opinião completamente EQUIVOCADA. Nenhum país que leve a sério o jogo bruto da política e da economia internacionais repassa a potências estrangeiras seus recursos energéticos estratégicos, nem abre mão de dominar os processos tecnológicos relativos à sua exploração. Ou alguém aí acha que EUA, China e Rússia repassam a outros suas riquezas? Essa crise da Petrobrás está sendo ótima para dissiparmos de vez algumas ilusões e nos darmos conta de algumas evidências: primeiro a aura de pureza do PT, e segundo o caráter anti-nacionalista do PSDB." 

Renato Rovai em post aqui na Fórum, mostra como a mídia a serviço do capital internacional age como a máfia age, na tentativa de ameaçar o presidente da Petrobras para que ele se intimide e ceda às pressões do capital internacional.

O programa abaixo faz parte da estratégia de resistência da sociedade civil organizada contra a sanha privatista tucano em dobradinha com a mídia monopolizada.

Além do ato da Petrobras no Rio, ocorrido nesta semana, para o dia 13 de março, a CUT, juntamente com movimentos sociais estão organizando um grande ato.

Compareçam, o atual regime de partilha do Pré-Sal, garante que as riquezas nacionais de todos os brasileiros sejam aplicadas em educação e saúde. A tentativa entreguista de tucanos e da mídia monopolista não pode sair vitoriosa, todo o Brasil será derrotado.

A TV Cidade Livre de Brasília, canal 12 da NET (DF), deflagrou um debate nacional, denominado CPI Popular em Defesa da Petrobrás (CPDP), com o propósito de alertar a opinião pública para a operação de desmonte da Petrobrás, através da campanha de desmoralização da empresa símbolo do Brasil. Tal campanha, que já leva mais de um ano, consiste na divulgação avassaladora de notícias manipuladas para, sob o pretexto de denunciar dirigentes corruptos, preparar o terreno para o retalhamento da 15a. empresa do mundo e reparti-la com as grandes transnacionais do petróleo.

Conduzida pelo jornalista e ativista Beto Almeida, presidente da TV Com-DF, a sessão inicial desta CPI Popular teve lugar no auditório da TV Cidade, com transmissão ao vivo, às 18 horas do último dia (Assista ao ato neste link do Youtube) e contou com a participação de dois ministros de Estado do Governo Lula - Samuel Pinheiro Guimarães e Roberto Amaral - o professor e diplomata Adriano Benayon, que participaram da mesa diretora, além de petroleiros, eletricitários, diplomatas, jornalistas, professores e estudantes.

É importante atentar para alguns aspectos desse debate, que pretende se estender pelo país através das TVs e rádios comunitárias e alternativas, sobretudo quando mostra a importância da empresa estatal como um verdadeiro dínamo de nossa economia.