Criatividade, irreverência e politização marcaram os protestos de bancários em São Paulo

Escrito en BLOGS el

BANCÁRIOS ENTREGAM REIVINDICAÇÕES À FENABAN E COBRAM AVANÇOS NOS DEBATES FUNDAMENTAIS PARA A CATEGORIA Da Assessoria de Imprensa dos Sindicatos dos Bancários

O Comando Nacional dos Bancários entregou a pauta de reivindicações da categoria à federação dos bancos (Fenaban). A primeira reunião entre os representantes dos trabalhadores e a Fenaban aconteceu na tarde desta sexta-feira 12.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, destacou a necessidade de melhorar as condições de trabalho como uma das principais reivindicações da categoria. E informou que a entidade realizou estudo que entre outros pontos confirma que os bancários estão adoecendo no local de trabalho. Cerca de 65% estão estressados, enquanto a média na população nacional é de 30%.

Juvandia convidou os representantes dos bancos para participar do seminário sobre saúde dos bancários, no dia 24, quando será lançado livro sobre o tema, com a síntese desses estudos. “O estresse do qual os bancários se queixam está diretamente relacionado às metas inatingíveis, principalmente à maneira como são cobradas e estabelecidas”, afirmou a presidenta do Sindicato.

O aumento real de salários foi outro destaque feito pela dirigente. “Lucro dos bancos em crescimento, crédito em alta, esses resultados precisam se transformar em valorização salarial dos bancários, principais responsáveis por produzir os ganhos bilionários das instituições financeiras.”

A presidenta do Sindicato Juvandia defendeu ainda a assinatura pelos bancos do termo de Venda Responsável de Produtos e ressaltou a necessidade de se promover inclusão bancária com emprego decente. “Os bancos têm de oferecer atendimento de qualidade a seus clientes, ampliar postos e agências com serviço feito por bancários”, afirmou, ao lembrar que hoje no Brasil há mais de dois mil municípios sem agências bancárias. “Grande parte dos correspondentes bancários utilizados pelos bancos está concentrada onde existem mais agências. E estão precarizando as condições e o contrato de trabalho”, disse Juvandia.

Calendário – Os integrantes da Fenaban comprometeram-se a anunciar, nos próximos dias, um calendário de negociação. “Esperamos fechar a campanha com bons resultados para os bancários e aprofundar os debates de temas importantes para a categoria”, completou a presidenta do Sindicato.

Passeata -- Uma grande passeata promovida pelo Sindicato pelas ruas do centro velho de São Paulo marcou o lançamento da Campanha Nacional Unificada 2011. Artistas de rua, fantasias, faixas, cartazes, bandeiras, música ao vivo e a tradicional animação da categoria chamaram a atenção das pessoas que passavam.

Ao meio-dia dessa sexta 12, bancários e lideranças sindicais concentraram-se diante da sede do Sindicato, na Rua São Bento, com faixas e cartazes. Abrindo a passeata, artistas da ONG Pombo Urbano pintados totalmente de prateado movimentavam-se ao ritmo do maracatu como robôs operando computadores e atendendo telefones, em alusão ao mote da Bancário não é Máquina. No peito, um coração vermelho.

Confira os principais itens da pauta de reivindicação

Reajuste Salarial: 12,8% (5% de aumento real mais a inflação projetada de 7,5%)

PLR: três salários mais R$ 4.500

Piso: Salário mínimo do Dieese (R$ 2.297,51),  Vales Alimentação e Refeição

PCCS: Para todos os bancários

Auxílio-educação: Pagamento para graduação e pós

Emprego: Ampliação das contratações, inclusão bancária, combate às terceirizações e à rotatividade por meio da qual os bancos aumentam seus ganhos com a redução dos salários, além da aprovação da convenção 158 da OIT

Outras:

Cumprimento da jornada de 6 horas; Fim das metas abusivas; Fim do assédio moral e da violência organizacional; Mais segurança nas agências e departamento; Previdência complementar para todos os trabalhadores; Contratação da remuneração total; Igualdade de oportunidades

Veja mais fotos da passeata aqui

________ Publicidade //