Da IURD passando pelo PMDB e Serra Todos querem governar São Paulo

Escrito en BLOGS el

Kassab subiu no telhado, mas isso é só um detalhe…

Por: Renato Rovai, Fórum

14/02/2012

Há alguns dias o ex-governador José Serra vem mantendo encontros sistemáticos com Orjan Olsen, presidente da Analítica Consultoria e um dos pesquisadores preferidos do tucanato. Olsen estaria fazendo pesquisas qualitativas em que o nome de Serra é apresentado a grupos de eleitores da cidade de São Paulo para saber quais seriam as possibilidades de uma candidatura dele à prefeitura.

Os resultados não seriam tão desesperadores e Fernando Henrique Cardoso fechou a questão. Serra tem que ser o candidato do PSDB. Ligou para Geraldo Alckmin e pediu ao governador todos os esforços para impedir a realização da prévia do partido marcada para março. E, mais do que isso, pediu garantias de que Serra teria um amplo palanque no primeiro turno. Com o apoio de partidos como PDT e PSB.

Alckmin teria garantido ao ex-presidente que se Serra for candidato não fará jogo duplo. Que o apoiaria sem restrições e que ajudaria a montar uma ampla aliança. Alckmin está negociando com o PSB o apoio a candidatos do partido em São José do Rio Preto e em Campinas. E em relação ao PDT, ofereceria a secretaria do Trabalho para o partido ficar com Serra.

Além desses partidos, Serra ainda teria o apoio do DEM, PPS, PTB, PV e do PSD. Já que Kassab não teria como não apoiá-lo.

Ao ser indagado ontem por um vereador de sua base sobre a possibilidade de Serra ser candidato, Kassab teria dito que as chances eram de 10%. Até anteontem ele só falava em “chance zero”.

No PT, há quem ache que o prefeito fez todo esse movimento de aproximação com o partido para criar um constrangimento futuro. Uma das lideranças que não tem escondido essa opinião é Marta Suplicy. Para ela, Kassab tem feito o jogo de Serra. O que ele quer é montar uma chapa com o ex-governador candidato e seu secretário de Educação, Alexandre Schneider, a vice. Esse seria o seu sonho de consumo. Pois com Serra na prefeitura, Alckmin não reinaria sozinho. E Kassab poderia ser ou candidato a vice ou a senador na chapa dos tucanos.

No PT a dubiedade de alguns movimentos do prefeito tem sido anotada. Por exemplo, quando se reuniu com a direção do PSD para discutir os rumos da eleição em São Paulo, Kassab teria emitido sinais de que ao fim do encontro anunciaria que a prioridade era a aliança com Haddad. Mas quando a reunião acabou, o anunciado foi de que Afif seria o candidato do PSD.

PMDB na mira

Para o PT a candidatura de Serra não é imbatível. Entre outras coisas, porque mesmo com um amplo palanque no primeiro turno, o tucano teria muita dificuldade em ampliar no segundo. Sendo Serra o candidato e tudo caminhando do jeito que está hoje, outras três candidaturas teriam potencial. A de Haddad, a de Chalita e a de Russomano, que tem a Igreja Universal por trás. A IURD pretende usá-lo como puxador de votos pra montar uma bancada pelo PRB. Os bispos têm falado em eleger de 5 a 6 vereadores, o que resultaria numa bancada de 10% da Câmara Municipal, que tem um total de 55 vereadores.

Se Serra fosse para um segundo turno contra Haddad, Chalita e Russomano seriam decisivos. A Universal tem se aproximado muito de Alckmin e poderia até apoiar Serra usando o argumento de que Haddad é o pai do “kit gay”. Mas isso seria um rompimento declarado com o governo Dilma. E talvez não seja o melhor momento para isso. Chalita e o PMDB não teriam como apoiar Serra.

O acordo com o PMDB não passa neste momento por tentar tirar Chalita do jogo (pode ser que se torne o objetivo), mas de garantir seu apoio num eventual segundo turno com Serra. E neste sentido foi que se costurou o veto de ontem do Diretório Estadual ao apoio do PT ao candidato Gil Arantes, do DEM.

O adversário de Gil na cidade é Furlan, do PMDB. E o vice-presidente Michel Temer estaria costurando uma aproximação entre Furlan e o PT. Furlan já estaria inclinado a aceitar o acordo, abrindo as portas para o PT participar do seu governo com até três secretarias.

O acordo com o PMDB também estaria esquentando em Santos, onde o prefeito João Paulo Tavares Papa também gostaria de ter o partido como vice na chapa do candidato que vier a apoiar. Em Santos, o difícil está sendo convencer a deputada estadual Telma de Souza a abrir mão da sua candidatura.

Em Santo André, Nilson Bonome, do PMDB, que era o supersecretário do prefeito Aidan, do PTB, deixou o governo anunciando sua candidatura, mas já estaria conversando com o deputado estadual Grana para fazer parte da sua chapa.

Todas essas costuras com o PMDB teriam como objetivo pavimentar um caminho para uma aliança mais ampla em 2014, que poderia ter na cabeça de chapa ou um petista ou um peemedebista. Até porque nem os petistas descartam a surpresa Chalita. Se ele vier a ganhar a eleição em São Paulo, o PMDB passa a ser uma força com reais condições de costurar uma grande aliança no estado.

A aliança com Kassab subiu no telhado. Mas o jogo das eleições em São Paulo está sendo jogado de uma maneira muito mais intrincada do que a cobertura política está noticiando. Não é só Kassab e o PT que estão se mexendo. Há desde a IURD, passando por Serra, Alckmin, Paulinho da Força, PSB, Temer e prefeitos de cidades importantes neste tabuleiro.

__________ Publicidade