Da série novela do vice tucano: Andrea Gouvêa 'vou sair de férias!'

Escrito en BLOGS el

A dica da matéria de O Globo e do currículo de Andrea Gouvêa foi da @ivonerocha com link do seu blog: Sem Zoeira.

O que há de interessante no currículo de Andrea Gouvêa?

É jornalista, formada pela UFRJ, filiada ao PSDB desde 1994, concorreu ao cargo de vereadora em 2004, eleita com mais de 17 mil votos, reeleita como vereadora da cidade do Rio de Janeiro com mais de 28 mil votos, filiada ao PSDB desde 1994. Bandeiras do primeiro mandato: luta por um orçamento municipal transparente, regionalizado, com metas e prioridades bem definidas. É autora do projeto que cria a Corregedoria da Câmara.

Andrea trabalhou no Jornal do Brasil e em O Globo. Foi correspondente da TV Globo em Nova York. Como diretora da empresa Base, respondeu pela assessoria de comunicação de José Serra na campanha presidencial de 2002. Fonte dos dados: (Câmara do Rio de Janeiro)

Segue a entrevista, observando que os trechos em negritos são grifos nossos.

A vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira, inconformada com a indicação de Indio da Costa para vice, pedirá licença e viajará

Por Chico Otávio, O Globo

RIO - José Serra perderá uma aliada no Rio. A vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira disse que pedirá licença e viajará, inconformada com a indicação de Indio da Costa para vice. Andrea foi relatora da CPI que investigou fraudes na merenda escolar quando Indio era secretário municipal do Rio, em 2005.

A senhora poderia resumir a conclusão da CPI da Merenda?

ANDREA GOUVÊA VIEIRA: Houve um direcionamento claro. Na licitação para a compra de gêneros alimentícios para a merenda, a cidade foi dividida em nove áreas (2005). Ganhava cada área aquele que oferecesse mais desconto nos 49 produtos básicos. A Comercial Milano ficou com quase tudo. Acertou todas as suas apostas. Como ela poderia saber que descontos os outros concorrentes ofereceram? A CPI desconfiou de algum tipo de informação privilegiada?

ANDREA: A empresa sabia até as áreas onde ninguém apresentou propostas. Isso só foi possível porque ela teve acesso prévio às ofertas dos concorrentes.

Existiu envolvimento de Indio da Costa, então secretário municipal de Administração? ANDREA: Foi uma ação entre amigos. Como vereadora, como a senhora avalia a gestão de Indio da Costa na secretaria?

ANDREA: Quando ele foi secretário de Administração, não havia pregão presencial e muito menos o eletrônico. Só depois da CPI, passaram a tomar esse cuidado. E agora, irá apoiá-lo?

ANDREA: Se eu já tinha dificuldade com a candidatura do Cesar Maia, a situação agora ficou esdrúxula. Como o ex-prefeito é candidato ao Senado, não preciso pedir voto ou mesmo votar nele. Mas com o Indio como vice de Serra, é diferente. Não dá para separar o voto. Prefiro, então, pedir licença e viajar. A indicação de Indio para vice foi uma surpresa entre os aliados do Rio?

ANDREA: O problema é o Serra não consultar. Márcio Fortes e Luiz Paulo Correa da Rocha estão pasmos. Foi um golpe de mestre do Rodrigo Maia. Como ele concorrerá a deputado disputando mais ou menos o mesmo voto do Indio, conseguiu tirá-lo do seu caminho ao empurrá-lo para Serra, que cedeu por estar exausto. Serra escolheu mal? (grifos nossos)

ANDREA: Péssimo. A gente desconfia de quem põe uma faixa e sai por ai dizendo que é ficha limpa. Já pensou se, depois de eleito, o Serra sofre algum problema e o Índio vira presidente?