Atualização: Debate na Esquerda sobre a Esquerda fora do Eixo: uma cronologia

Escrito en BLOGS el

Desde que publiquei com alguns pitacos o artigo de Ivana Bentes no Maria Frô (Ivana Bentes: novo ativismo versus ‘vanguarda da retaguarda’), outros textos coletivos foram postados no Passa Palavra e hoje começa a circular o artigo de Rodrigo Savazoni: A reinvenção da política que recebi por e-mail e depois vi que a Fórum publicou). Também na Fórum, no Blog do Rovai, Renato Rovai escreve hoje um texto bastante provocativo colocando em questão práticas do grupo do coletivo Passa a Palavra: Fora do Eixo e a esquerda que a direita gosta.

Alguns leitores levantaram o fato de eu publicar apenas o artigo de Ivana e não republicar os do Passa Palavra, apesar de linkado no texto de Ivana. Argumentei que o artigo estava linkado e não reproduzi os demais artigos do coletivo porque seu estilo acadêmico, com textos densos e longos são mais difíceis para leitura no formato dos blogs.

Creio que é uma síntese desse debate com os principais links seja de grande auxílio para os leitores que desejam acompanhar a polêmica que estimula um debate importante na esquerda que há muito não via. Segue abaixo alguns links, além dos que já expus acima.

Tem também um tmblr com vários depoimentos de participantes e ex-participantes da rede Fora do Eixo e de artistas,  incluindo o da cineasta Beatriz Seigner

CRONOLOGIA DA DISCUSSÃO SOBRE A ESQUERDA FORA DO EIXO

Por: Danilo Cesar (especial para o Maria Frô)

28/06/2011, atualizado em 03/07

Em 17/6/2011 foi publicado pelo Passa Palavra, em seu site, o artigo “A esquerda fora do eixo”, iniciando a polêmica.

Em 21/6/2011, nos comentários do Passa Palavra, Cláudio Prado (Casa de Cultura Digital) posta o seguinte texto: Texto do Claudio Prado sobre o Fora do Eixo

Em 22/6/2011 foi publicado no blog Trezentos, o texto “A esquerda nos eixos e o novo ativismo” de Ivana Bentes (reproduzido aqui no Maria Frô). Na mesma data, o Passa Palavra recusa o convite feito pelo principal ativista do Fora do Eixo, Pablo Capilé, e anuncia uma reflexão em seu próprio jornal a respeito da polêmica instaurada com o texto “Domingo na Marcha (1ª Parte)”, o primeiro de uma série.

Em 23/6/2011, o professor da USP, o Dr. Pablo Ortellado, comemora a polêmica em seu blog com o texto “Capitalismo e cultura livre”, onde aponta algumas falhas na análise do Passa Palavra, mas sem deixar de compartilhar a leitura classista feita pelo site.

No mesmo dia 23/6/2011, Fabricio KC publica o texto “Nem esquerda, nem direita, nem Fora do Eixo! Ivana Bentes e o texto do Passa Palavra”.

Em 24/6/2011, o texto “A esquerda fora do eixo” já contava com mais de 130 comentários no site Passa Palavra, incluindo textos de Cláudio Prado da Casa de Cultura Digital, o texto e comentários de Ivana Bentes e Pablo Ortellado, além de uma crítica a este último.

Em 25/6/2011, Frederico Neto publica o post “Entre os problemas mais gritantes, Ivana Bentes destaca...

No dia 26/6/2011, os ativistas Henrique Parra e Gavin Adams publicam a sua contribuição ao debate no Trezentos: “Nem eixo nem seixo”

Ainda no dia 26/6/2011, o coletivo Passa Palavra publica a segunda parte de seu texto: “Domingo na marcha (2ª Parte)

Dia 28/06/2011 circula pela lista da Marcha da Liberdade o texto “A Reinvenção da Política”, de Rodrigo Savazoni** que foi publicado depois na Revista Fórum.

28/6/2011 Renato Rovai publica em seu blog da Revista Fórum – “Fora do Eixo e a esquerda que a direita gosta”.

No dia 29/6/2011 vários textos: no blog Razão Crítica, Elton Flaubert publica “Lutas Sociais e Feitichismo: notas sobre o debate iniciado pelo Passa Palavra (I)”; no blog Quadrado dos Loucos,  Bruno Cava escreve “Sair dos eixos à esquerda (I)”;  no blog do Coletivo DAR,  Henrique Carneiro publica “A Maconha, as marchas e a crise do capitalismo” e Fabricio KC em seu blog Antitextos “Por um pós-rancor mais rebelde!”; no blog Matutações, Gustavo Loureiro resgata o seguinte texto - “isso funciona (…) respira (…) come (…) caga (…) fode” e no no blog O Grito do Inimigo,  Eduardo Mesquita – “Discussão ou invejinha? Escolha quem lê”.

Em 30/6/2011, no blog Roraima Rock N Roll, por Wander Longhi - "Tudo que gira FORA DO EIXO um dia quebra" .

Hoje, 03/07/2011 Elton Flaubert posta novo texto: Lutas Sociais e Fetichismo: notas sobre o debate iniciado pelo Passa Palavra (II).

* Na primeira postagem com informações recolhidas de Frederico Neto: “Entre os problemas mais gritantes...

** Savazoni esclarece nos comentários do Maria Frô que o texto dele foi escrito para Revista Fórum antes do primeiro artigo do Passa Palavra, e não dialoga diretamente com a leitura feita pelo coletivo autonomista.

________ Publicidade // //