Democratas: o partido que tem duas, três, quatro caras, dependendo da conveniência

Escrito en BLOGS el

Post atualizado em 08/07/2009 para incluir a genial charge de Latuff.

Sim, todos nós sabemos quem é Sarney, veja por exemplo; aqui, aqui, aqui, aqui e abaixo na nova versão do 'Homem do Pântano"* criada agorinha mesmo pelo Latuff:

Monstro da Lama* by Carlos Latuff, 08/07/2009

Mas quem é que foi que elegeu o 'Monstro da Lama" para a presidência do Senado?

Então, sabe aquele partido que já foi Arena, PFL e tantas outras legendas e que agora escolheu a cômica nomenclatura de DEMOCRATAS?

Em fevereiro de 2009 eles comemoravam a derrota do  senador Tião Vianna (PT) para a presidência do Senado que disputava o cargo com José Sarney, vulgo, monstro da lama. Derrota, diga-se de passagem, porque os Democratas em peso votaram no Sarney contra o candidato do PT. E hoje, juntamente com o seu principal aliado os TUCANOS, eles posam de paladinos da ética.Vão ser cara de pau assim em outro planeta! Pois eu tenho memória e sei que quem elegeu o Sarney para o Senado não foi o PT ou  Lula.

Por que a nossa imprensa, facção tucana, não faz uma boa cronologia selecionando, por exemplo, este texto que está no site da bancada dos DEMOCRATAS?

03/02/2009
Líder Agripino pede equilíbrio a José Sarney
Fernanda Domingues
Presidente eleito promete ouvir Democratas em decisões importantes

Com o apoio dos Democratas, o senador peemedebista José Sarney (MA) foi eleito, nesta segunda-feira (2), o novo presidente do Senado Federal. Por uma diferença de 12 votos contra o petista Tião Viana (AC), Sarney ocupa a vaga deixada pelo senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) – que assumiu a presidência após renúncia do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Foram 49 votos destinados a Sarney contra 32 a Viana.

"O senador José Sarney chega com uma votação consagradora. A Casa espera moderação, equilíbrio e concórdia. Vivemos um momento difícil e o presidente do Senado precisa ser um intérprete correto do povo brasileiro para discutir os caminhos de como sair dela. Sarney é um homem de diálogo, não é de se render. É maduro, racional e saberá conduzir esta Casa com acerto", frisou o líder dos Democratas no Senado, José Agripino (RN).

Essa é a terceira vez que Sarney ocupa a presidência da Casa. O peemedebista foi eleito nos anos de 1995 e 2003. Ciente da importância do apoio dos Democratas para sua vitória – a legenda é a segunda maior da Casa –, Sarney garantiu que o partido será ouvido nas principais decisões a serem tomadas pelo Congresso Nacional.

"Nunca tomarei nenhuma decisão sem ter a opinião dos Democratas. Vamos começar um novo momento na Casa. Quero transmitir a todos os senadores do partido minha gratidão e admiração, certo de que terei, da parte do partido, o maior espírito público na solução dos nossos problemas", ressaltou José Sarney.

Em relação à atuação do ex-presidente Garibaldi Alves, o líder dos Democratas elogiou a conduta do senador potiguar durante os 13 meses em que esteve à frente da Casa. "Como conterrâneo, cumprimento o senador Garibaldi que honrou o Rio Grande do Norte e merece, de nossa parte, os melhores cumprimentos e votos de futuro", frisou.

Foto: Agência Senado

FONTE: Bancada dos Democratas no Senado

*PS. Latuff fez a charge inspirado no Monstro do Pântano: é o elemental do verde, surgido da morte de Alec Holland, ressucitado pelo genial escritor Alan Moore da DC Comics. É uma das HQs mais influentes dos últimos 25 anos. Personagem antigo da editora DC Comics, mas que foi completamente recriado pelo Alan Moore ("Watchman", "Elektra Assassina") quando ele passou a roteirizar as histórias da personagem. Os quadrinhos considerados adultos, publicados pelo mainstream estadunidense, ganharam outra dimensão após o trabalho do Moore com o Monstro do Pântano, abrindo caminho para quadrinistas ingleses como Neil Gaiman nos EUA,  mudando toda a história das HQs de super-heróis. Esta nota foi possível com as informações de: @Inagaki, @Daniel Duende@Macaxeira Geral, @Elder Tanaka, by twitter.