Desinformação: a arma dos detratores e opositores de políticas públicas que beneficiam os mais pobres

Escrito en BLOGS el

Tenho um amigo querido que sempre foi um sujeito sensato. Diferente de mim que tenho paciência curta com a burrice e o mau caratismo que abundam nas polêmicas vazias da rede, ele as usa pra expor as falácias dos falsos polemistas. Exemplo:

Conceição, reproduzo aqui a resposta que dei em uma discussão nas redes sociais, diante de uma série de longos comentários indignados contra o Mais Médicos, sem que houvesse neles algo mais que impressões e "achismos".

Eu disse, e repito: tudo indica que sua indignação baseia-se em ideias pré-concebidas (e/ou baseadas no senso comum 'abstrato') e não no conhecimento minucioso dos fatos reais que envolvem o programa Mais Médicos.

Uma discussão saudável e correta, com concordância ou discordância, só pode ser entabulada sobre dados reais.

Você conhece realmente o regime de trabalho dos médicos estrangeiros segundo as diretrizes reais, formais, do programa Mais Médicos? Sim ou não? Caso conheça, quais são?

Você conhece realmente o regime de trabalho que o governo cubano propõe aos seus cidadãos que desejam trabalhar no exterior? Sim ou não? Caso conheça, qual é ele?

Você sabe se realmente o programa Mais Médicos é ilegal? Sim ou não? Essa não seria uma conclusão que cabe ao Poder Judiciário decidir?

Você acredita realmente que um Poder da República brasileira iria gastar - de forma pública e divulgada pela imprensa - milhões (ou bilhões) de reais do dinheiro público (recurso fiscalizado, entre outros, pelo Tribunal de Contas da União - TCU, e pelo Supremo Tribunal Federal -STF) caso esse programa fosse ilegal?

O que cada indivíduo pensa, deseja ou se interessa não pode servir de base de discussão, existem questões objetivas aqui que ultrapassam qualquer impressão pessoal. As perguntas que fiz são fundamentais.

Quando manipulamos ao nosso bel prazer (e interesses) os dados que analisamos, a análise torna-se inútil. Isso diz a boa ciência, sempre. Um bom ponto de partida para uma discussão embasada em fatos:

PORTAL DA SAÚDE PERGUNTAS FREQUENTES

Lendo parcialmente o documento oficial do Ministério da Saúde descobri algo que não havia lido em nenhum órgão de imprensa: o período máximo de permanência no Brasil de médicos estrangeiros do programa Mais Médicos é de 6 anos (item 20 do documento); sendo o período base de 3 anos, que poderão (ou não) ser estendidos mais 3 anos, caso o profissional tenha correspondido às expectativas.

Depois de no máximo 6 anos (3 base + 3 prorrogação), o visto e a autorização para exercimento da profissão expiram e o profissional deve obrigatoriamente sair do Brasil.

Conceição, tenho certeza que nem se o Hipócrates ressuscitasse falando português e explicasse a realidade do Mais Médicos, nem assim os conservadores golpistas iam parar de repetir as mesmas mentiras. Claro, concordo com você.

Mas penso que todos os independentes com responsabilidade social no fundo temos o mesmo objetivo: não aceitar o jogo dos conservadores (que querem que nos limitemos a responder às provocações deles, baseadas em falsificações) e cobrar deles as fontes que baseiam sua (deles) indignação.

Porque no fundo o que está em jogo (como bem demonstram as Jornadas de Junho) é a opinião da massa indecisa e pouco articulada, que tende a acreditar em quem fala mais, grita mais alto e expressa mais indignação (dentro da atual valorização do inconformismo como uma virtude em si própria).

Ao cobrar do meu interlocutor a fonte dos argumentos que baseiam sua (dele) indignação, quero que os leitores passivos da discussão (o iceberg sob a ponta, desde o Orkut) percebam o engodo daquela crítica conservadora. Arnaldo Ferreira Marques

Mal chegaram os médicos cubanos começa a boataria: os caluniadores, conservadores golpistas se esmeram na tarefa de desinformar e mentir e sempre haverá os que acreditam e espalham as mentiras.

Assim, o caso do suposto médico cubano espalhado nas redes e que estão atribuindo ao Mais Médicos não tem nada a ver com o programa. Qualquer pessoa minimamente informada e que não aja de má-fé sabe que os médicos estrangeiros só começaram a chegar no Brasil na sexta-feira, dia 23/08, e os cubanos no sábado, dia 24. Ou seja, a notícia repassada pelo senhor Júlio Augusto de Souza se o desaparecido fosse de fato um médico (e como descobrimos na reportagem citada logo abaixo sequer exerce a medicina e trata-se de um estelionatário) não pode de modo algum ser relacionada ao Mais Médicos e os que assim fizerem, podem ser enquadrados em duas categorias:  a) desinformados; b) pessoas de má-fé. Acho que o Sr. Júlio Augusto de Souza estava apenas mal informado e como viram, aprendi rapidamente a lição ensinada pelo meu amigo Arnaldo.

Médico cubano desaparecido pode ser estelionatário

Reportagens mostram que homem já aplicou golpes em vários países... (veja aqui o vídeo)

23/08/2013

A Polícia Civil de Cascavel está investigando o suposto desaparecimento de um ‘médico cubano’ da cidade. Ele teria sumido nesta quinta-feira (22) do hotel em que estava hospedado no Centro.

O homem identificado por José Ricardo Marin Forno, 46 anos, estaria na capital do Oeste paranaense para trabalhar como ginecologista.

O caso ganhou as redes sociais o que levou a polícia a instaurar um inquérito para investigar o desaparecimento.

“Ontem a tarde nós recebemos informações sobre o desaparecimento deste homem e de pronto, nossas equipes já começaram algumas diligências a respeito do caso. Ainda não temos muitas informações, apenas sabemos que ele teria saído de manhã do hotel e desaparecido”, explica o delegado da Polícia Civil, Edgar Dias Santana.

Nesta sexta-feira (23), vários internautas entraram em contato com a CGN e mandaram links de matérias veiculadas pela imprensa internacional.

Em todas as reportagens, o suposto médico cubano, José Ricardo Martin Forno é apontado como estelionatário. Este vídeo divulgado pela TV ICA do Peru, em outubro do ano passado, mostra o homem sendo preso pela polícia local.

No país, ele dizia atuar como neurocirurgião, mas conforme as reportagens, José não era médico e exercia ilegalmente a profissão.

Conforme as publicações há registros da atuação do falso médico em vários países do mundo, entre eles Bolívia, Equador e Peru.

Em cada país o falso médico contava a mesma história. Ele dizia ter sido vítima de roubo e que os bandidos haviam levado todos os diplomas das especialidades e os documentos. Comovidas as pessoas o ajudavam, mas depois tinham de arcar com os prejuízos deixados por dividas feitas por José nos comércios locais.

Em Cascavel, o suposto médico contou a mesma história na segunda-feira (19), dia em que teria desembarcado na cidade. Ele foi ajudado, mas agora desapareceu. A Polícia Civil tenta descobrir se ele aplicou golpes na região Oeste.

“Uma das linhas de investigação é de que ele seja um estelionatário que agia na região. Nesta tarde as equipes do GDE vão se reunir com a Polícia Federal para conseguir mais dados a respeito deste homem, para que possamos dar uma resposta à sociedade”, finaliza Edgar Dias Santana, delegado da Polícia Civil.

Se você tiver alguma informação que pode ajudar na investigação entre em contato com a Polícia Civil pelo telefone 197.