Dilma, a musa da classe média

Escrito en BLOGS el

Em agosto de 2010 discutia com um querido amigo jornalista. Ele, na época,  já era bastante cético, achava que Lula deveria ser aposentar, que a vez era de Dilma, mas não nutria esperanças no seu governo como um governo popular. Ele argumentava: falta a Dilma a consciência de classe gestada na luta do ex-operário. Dilma é do mundo do colégio Sion, da leitura para moças, apesar da experiência na luta contra a ditadura militar, os seus valores são os de classe média, ela é gerente, vai pensar com planilhas.

Hoje abro meu facebook e minha amiga querida, de classe média, socióloga, filha de militares (não os que torturaram) que criou seis filhos me destaca um trecho de  Maurício Dias do artigo A DIFÍCIL TRAVESSIA, na CARTA CAPITAL, pg. 16:

Apoiada na sua popularidade ( 72%) Dilma enfrenta com bravura a velha questão da governabilidade;

Dilma transige dentro de limites. Às vezes troca seis por meia dúzia como aparenta ser a mudança na liderança do governo no Senado. ( ... )

Na sucessão de problemas surgiu a reação do senador Blairo Maggi à resistência da presidenta de se submeter ao nome indicado pelo PR para o Ministério dos Transportes. "Ou bola ou búrica" propos Maggi. Entre o tudo e o nada, ela optou pelo nada.

Dilma, sem dúvida nenhuma, apoia-se na credibilidade social (72%) Esses números de aprovação do governo, se CONTRAPÕEM à credibilidade do Congresso junto à sociedade que, nos últimos 3 anos vem em constante queda ( atualmente 35%).

A coragem de Dilma para o enfrentamento com os adversários já foi posta à prova nos anos 70. (...) Agora enfrenta a Oposição do Congresso. Pode Ganhar!

Minha querida amiga, aos 78 anos, me diz em letras garrafais se referindo ao texto que transcreveu para mim no Facebook: "SE ELA CONSEGUIR ISSO, MORRO FELIZ, NA CERTEZA DE QUE NOSSO PAÍS COMEÇA A CAMINHAR NA TRILHA CERTA."

Ontem lendo um texto de Reinaldo Azevedo me surpreendi com a moderação em relação não apenas ao falar de Lula, mas também de Dilma. Em relação a Lula (ao menos no trecho que destaco) duvido que até petista discorde do blogueiro da Veja: "Lula, que ainda não pode falar em público, se torna a única voz ainda firme da política; aquele de quem se espera algum norte, alguma articulação mágica, alguma resposta./ Que coisa! Em meio a tanta barulheira, a política se tornou refém do silêncio de Lula. É um sinal de fraqueza da oposição, sim!"

Ao se referir a Dilma encontramos um Reinaldo de Azevedo quase calmo e sem a virulência da campanha eleitoral: "Diga o que se quiser de Dilma — que é intolerante com a corrupção (pode ser), com o fisiologismo (pode ser), com os oportunistas (pode ser) —, só não se diga que ela é uma liderança política. Se vai ser ainda, veremos."

Vejam, os adjetivos 'poste', 'sombra' e afins desapareceram do texto da direita.

Meu amigo Maurício Caleiro a partir da leitura da entrevista de Dilma a Luis Nassif (que não se pode chamar de esquerdista, tampouco de direitista) escreveu um texto que eu assino embaixo: O momento Dilma.

A análise de Caleiro é de uma perspectiva de esquerda como é a minha. Dilma não está fazendo um meio de campo político competente com os movimentos sociais e as centrais sindicais, nem próximo disso, porque ela não dialoga com eles. Dilma fez este afastamento para se aproximar do Centro (a tal da governabilidade que nos acompanha e nos torna reféns dos partidos fisiológicos que abundam no país), mas não conquistou o Centrão ao abandonar os movimentos sociais que a elegeram.

Se o objetivo de Dilma for conquistar a classe média, está sendo muito competente. Ela está conseguindo, não apenas a classe média com alguns valores menos conservadores que até votou em Lula, como também recebe a cada dia mais simpatia daquela que nutre um enorme ranço em relação ao ex-operário, retirante nordestino que não fala inglês e que se tornou por duas vezes presidente do Brasil.

Talvez o sucesso de Dilma junto à classe média seja o fato de como Lula - que nasceu em seio operário e sabe falar para os trabalhadores -, ela  também conheça profundamente a sua classe e os valores dela: um certo tipo de discurso anti-corrupção, por exemplo, é modelar desse grupo. Isso explica, ao menos para mim porque Dilma agrada muito mais aos 44 milhões de eleitores que não votaram nela. Até quando? Eis a questão. ____________ Publicidade // //