"Discutindo a Divina Comédia com Dante" Três faces adicionais

Escrito en BLOGS el

Vi a imagem no Facebook e achei muito curioso um quadro que junta Pelé, Gandhi, Mao Tsé Tung, Mike Tyson, Shirley Temple...  Eu adoraria saber o que passou na cabeça de quem juntou personalidades tão diferentes numa única representação. Fui atrás da história da pintura e descobri que seus autores queriam que o espectador visualizasse a história do mundo em uma pintura.

O link original deste óleo que foi computadorizado é este aqui Cliptank. Ao carregá-lo você verá que ao passar o mouse sobre cada uma das personagens retratadas você tem informações sobre elas com links da Wikipedia (em inglês, mas no menu a direita você pode escolher outros idiomas para os verbetes da biografia de cada um dos retratados).

Neste link  você encontra dados de cada um dos 103 retratados, mas o mais interessante é descobrir qual imagem serviu de inspiração aos autores para pintar cada uma das personalidades.

Se você atentar além de personalidades há paisagens sobrepostas muito famosas: na parte superior da tela, da esquerda para a direita: Ilha de Páscoa, caravela de Colombo, o Stonehenge britânico, as pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China com uma de suas passagens mais conhecidas. Há diferentes tipos de animais (até a Dolly, a ovelha clonada está presente). Os objetos também contam história, o cogumelo atômico passa na televisão, há livros, relógios, catavento, ampulheta, gramofone, brinquedos, instrumentos musicais, armas...

Título da obra: "Discutindo a Divina Comédia com Dante." Três faces adicionais por: Dai Dudu, Li Tiezi, and Zhang An, 2006, oil on canvas

Reparem que os 3 pintores se retrataram na muralha chinesa ao lado de Dante

No facebook a pessoa propunha que escolhêssemos uma personagem/personalidade e explicasse o porquê da escolha. Pode ser uma atividade bem interessante. Quem topar, escreva aí nos comentários :)

________________ Publicidade // //