Do médico Luís Fernando Tófoli para o médico Egberto Ribeiro Turato, sobre as boas vindas aos médicos cubanos

Escrito en BLOGS el

Cartão postal eletrônico público a Egberto Ribeiro Turato:

"Barão Geraldo, 27 de agosto de 2013

Querido Egberto,

Como resposta a uma imagem em que tu dás as boas vindas aos médicos cubanos, estou escrevendo para te contar uma coisa. Finalmente eu estou me posicionando publicamente sobre o Programa Mais Médicos. E, para isso, as manifestações dos médicos e de determinados setores da mídia, tão intensas nestes últimos dias, foram decisivas.

Decidi minha posição como francamente a favor da acolhida dos médicos cubanos no Brasil, mesmo sendo uma medida com caráter com um certo viés eleitoreiro, mesmo sem a relevante revalidação de diploma, mesmo que apenas mais médicos não resolva o problema do SUS, mesmo com o cenário trabalhista heterodoxo, mesmo que eu tenha sido, em mais de uma ocasião, bastante duro com posicionamentos prévios do Ministro Padilha. Chega de xenofobia de jaleco. Chega.

Na durante o longo e intenso período em que trabalhei em Sobral, no interior do Ceará, encontrei alguns médicos cubanos que vieram na revoada de cubanos tucanos (aquela que foi então defendida pela Veja). Depois conheci, em Sobral e Fortaleza, médicos brasileiros formados na ELAM. Tudo o que posso dizer, a despeito da ideia de que seriam doutrinadores hidrófobos da população pobre brasileira, é que todos, absolutamente todos, eram pessoas engajadas com as questões sociais e extremamente preocupadas com as comunidades pelas quais se tornaram responsáveis. Eram médicos de Família e Comunidade exemplares.

As afirmativas de que os cubanos não conseguirão se comunicar com seus pacientes são totalmente ridículas se examinadas na luz de um país tão grande e com tantos dialetos regionais como o nosso. A um médico que fale espanhol - ou português de outro país - lhe bastará interromper um pouco o paciente e pedir que explique a palavra que quer comunicar. Foi assim que eu aprendi todas aquelas expressões diferentes e interessantes do interior do Ceará que muitos médicos sul-sudestinos gostam de citar para desprezar a ignorância do 'povo do SUS' como que eles têm que lidar quando não estão em consultórios ou hospitais 'diferenciados'. Na verdade, o grande ignorante é aquele que não quer aprender com o outro.

Como professores de Medicina e Psicologia Médica, nós, Egberto, somos testemunhas vivas de que há um trabalho do chamado 'currículo oculto' da Medicina para destruir todos os avanços curriculares de uma década centrados na importância da comunicação, da relação médico-paciente e da responsabilidade social dos médicos. Se os cubanos tiverem a consciência de quão importante é a perfeição destes atributos em um esculápio, terão desempenho melhor do que a média dos médicos que eu mesmo auxiliei a formar.

Eu entendo que chegou a hora de receber estes doutores da forma calorosa que se diz que os brasileiros recebem os estrangeiros, deixá-los trabalhar, e avaliar cuidadosamente a experiência. Nós, médicos, temos em geral nos comportado de maneira exemplarmente horrorosa nesse caso, como o que aconteceu ontem em Fortaleza. A cegueira (será aquela branca de que Saramago nos conta em 'Ensaio sobre a Cegueira'?) da categoria mostra que ela não tem sensibilidade para o que a população quer ou pede, e se isola em uma alta torre de marfim, ouvindo só a Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia.

Enfim, Egberto, quero te dizer que estou contigo, e já te proponho, também aqui publicamente, fazermos a nossa parte: um estudo sobre os médicos cubanos que vierem para a região de Campinas. Espero que tu e outras pessoas engajadas, como Rosana Onocko Campos e Gustavo Tenório, se interessem pela ideia.

Grande abraço para ti aí em Praga. Bom retorno.

Tófoli"

Leia mais

Médicos cubanos, desculpem-nos as agressões da elite escravagista brasileira representada pelos jalecos de coxinha cearenses

24 de agosto: Mais Médicos, Mais Ética, Mais Informação, Mais humanização na medicina brasileira

“Dizer-se preocupados com a saúde da população é falácia, pois pior que ser atendido por um médico sem revalida é não ter médicos.”

Luís Fernando Tófoli “Como médico e professor de Medicina, declaro que a FENAM não me representa!”

Luís Fernando Tofoli: MIMIMI, COXINHAS E JALECOS

Luís Fernando Tófoli: “Sou médico e professor de Medicina e concordo com os vetos presidenciais à Lei do Ato Médico, em respeito ao SUS”

“Pagar R$ 10 mil para um médico trabalhar 40 horas é um absurdo” Mas pode chamar de corporativismo

Frente Nacional de Prefeitos comemora o lançamento do Programa #MaisMedicos

Uma análise sobre necessidade de médicos e condições de trabalho em prefeituras, com base em minha experiencia em saúde publica

Mais Médicos: A partir de 2015: Médicos terão de atuar dois anos no SUS para se formar

Conte-me como é ser reprovado no CREMESP e sair às ruas num ato promovido pelo CRESMESP pedindo Revalida para médicos estrangeiros

Paulo Moreira Leite e Izabelle Torres: O Brasil tem metade dos médicos que precisa

Estudantes que tentaram fraudar vestibular de medicina com 1500 de fiança se livram da prisão

Em quem acreditar? Nas patricinhas da medicina com nariz de palhaço da Paulista ou no presidente do sindicato médico do RS?

IPEA mostra: nossos médicos estão entre os que ganham maiores salários no Brasil

Quando Serra e PSDB eram a favor da vinda de medicos cubanos

Maria Leite: Os médicos cubanos que iriam ou irão vir ao Brasil não são médicos formados na ELAM

Em Ferraz de Vasconcelos, SP médicos usam dedo de silicone pra fraudar registro de ponto

Senado cortou em 62% os royalties do petróleo para Educação e Saúde

Ministro da Saúde nega fala atribuída a ele no Terra e El Pais

Padilha: Médicos estrangeiros sim! Os cidadãos brasileiros não podem esperar

Fatos sobre a presença de médicos estrangeiros no Brasil desenhados até para Daniela Schwery entender

Mário Scheffer: A saúde é uma discussão política. A sociedade brasileira, por acaso, se orgulha do SUS?

Professor Hariovaldo criou uma página no Facebook