Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórum Educação
01 de junho de 2011, 13h53

Dois vídeos úteis para os recentes 190 milhões de ‘especialistas’ em livros didáticos

Em dois programas da UNIVESP-TV Ederson Granetto entrevista Ataliba Castilho, pesquisador e professor aposentado da USP e da Unicamp e, no segundo vídeo, José Luiz Fiorin, Doutor em Linguística pela USP e um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso.

Ambos pesquisadores mostram como é falsa a polêmica em torno do livro didático “Por uma Vida Melhor” direcionado a jovens e adultos do EJA, distribuído pelo MEC a 4.236 escolas do país. Ambos mostram como é válido o uso, na linguagem oral, de expressões consideradas gramaticalmente erradas e alertam para a possibilidade do falante sofrer preconceito linguístico.

Fica bastante claro o que vários especialistas (de fato e de direito) já argumentaram nos inúmeros artigos aqui reproduzidos, ou seja, que os ‘especialistas’ de última hora da velha mídia e do MP não leram sequer o capítulo dedicado às diferenças entre a linguagem oral e a escrita chamado “Escrever é diferente de falar”, quem dirá o livro que resolveram jogar no Index da mídia velha. Se lessem saberiam que o texto mostra que é comum considera o uso, na linguagem oral, de expressões consideradas gramaticalmente erradas pela norma culta e alerta para a possibilidade do falante sofrer preconceito linguístico em determinadas situações. Em seguida, apresenta exercícios onde pede ao aluno para adequar à norma culta expressões coloquiais.

Essa falsa polêmica só nos mostrou como temos preconceituosos linguísticos e analfabetos funcionais inundando a mídia velha e instituições públicas, uma grande pena.

___________
Publicidade
//


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum