Atualização:E blog da UOL volta ao século XVIII: Como escolher e adequar seus serviçais

Escrito en BLOGS el

Dia desses repercutimos a denúncia do Jornal o Dia sobre a empresa Resilar que oferece domésticos escolhidos pela cútis aos empregadores! A empresa fere claramente a Constituição e toda a legislação dos direitos trabalhistas e a mídia que a anuncia também. Mas parece que a mídia tradicional  pouco se importa com isso, recebi do @Metheoro o webcache da página de um blog da uol sobre a aparência da empregada doméstica.

Preste atenção no tom deste texto e como a blogueira 'ensina' a ter uma empregada doméstica, literalmente domesticada, 'limpinha', que não seja 'bonita demais' e de preferência 'bem humilde' e que tenha acabado 'de chegar na cidade grande'!

Empregada doméstica - Aparência - Parte VI

Por Bebel Ferreira

Simpatia, simplicidade, são fatores determinantes.

Se a aparência for boa demais. Cuidado!

Vai querer ser a patroa. O quesito "Aparência" é importante, mas não determinante. Isto é, como diz a sabedoria popular: "As aparências enganam". Mais importante do que a aparência é a simpatia, o bom humor, a vivacidade. O principal é que você simpatize com a candidata, pois irão conviver da manhã à noite.

Uma moça que você vê que é educada, limpinha, está vestida modestamente, mas com decência. Com certeza um primeiro passo está dado. Se os outros quesitos necessários para a contratação forem preenchidos, logo você fará com que ela fique fina e com boa aparência. Não tenha medo de corrigi-la com carinho. Se ela falar uma palavra errada, se ela tiver uma postura menos educada, se ela falar gíria, ou a "Dona" ligou, corrija-a no ato. Este é o reforço mais eficiente que existe, o reforço imediato. Aos poucos ela se tornará uma pessoa fina, educada e com ótima aparência. Lembre-se: "Ninguém nasce sabendo". Ensine-a. Se a moça aparece para uma entrevista de emprego, mal arrumada, não muito limpa, desleixada, fica difícil contratá-la. E se ela estiver vestida inadequadamente, com uma roupa de festa? Posso contratar? Também, se ela está vestida como para ir a uma festa-baile, ou com roupas de marca, ou com roupa "vira bolsinha", não dá, ela está mostrando sua personalidade. Você também precisa simpatizar com ela. Lembre-se de que vai vê-la de manhã à noite. Quando ela estiver de uniforme, sua aparência será outra. Eu prefiro uma pessoa mais humilde, que tenha chegado há pouco tempo à cidade grande, pois esta ainda não a estragou.

O Uol, possivelmente diante de reclamações retirou o texto do ar. clique nas imagens para vê-las em tamanho ampliado: Print do UOL Abaixo a sequência do cache do google do artigo que foi retirado do ar: Atualização Recebi da jornalista Larissa Brainer (@lbrainer) o link onde a autora do texto sobre aparência da empregada doméstica, Bebel Ferreira, se retrata ________ Publicidade //