E-mail da Prefeitura tucana de Botucatu ataca petistas referindo-se ao PT como "quadrilha"

Escrito en BLOGS el

Hoje pela manhã militantes petistas reclamavam no Facebook de campanha atribuída aos tucanos que induzem o eleitor ao erro: Na imagem printada de um perfil do Facebook, a candidata petista (13) aparece com o número 45, número do PSDB.

Militantes petistas se organizam para que os eleitores denunciem a fraude junto ao MPF Em matéria do jornal de Botucatu, reproduzida também na versão online, a denúncia de que órgãos da imprensa da cidade receberam um mail remetido pelo endereço eletrônico da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Botucatu, administrada por tucanos, convidando a imprensa para a inauguração do "Bom Prato", (restaurantes a preços populares para população em  situação de vulnerabilidade social construídos pelo governo do estado, também administrado pelo PSDB) com ataques ao PT e campanha pró Aécio Neves, o candidato tucano nas eleições presidenciais. A Secom municipal de Botucatu alega que houve invasão de hackers no site da prefeitura.

E-mail da prefeitura ataca os petistas em Botucatu

Por: Aurélio Alonso, no JCNET

02/10/2014

Secretaria de Comunicação de Botucatu alega suposta invasão por hackers a endereço eletrônico do município; texto chama o PT de “quadrilha”

O e-mail da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) distribuiu na quarta-feira (1) à tarde um convite à imprensa para inauguração do Bom Prato com o texto “chegou a hora de levarmos Aécio para o segundo turno pra tirar essa quadrilha que atende pelo nome do PT no poder”. A prefeitura nega que a mensagem ofensiva partiu dos computadores do órgão. Ela suspeita de invasão de hackers para incriminar o governo municipal.

O JC recebeu a mensagem às 15h52 com o logotipo da prefeitura assinado Secretaria Municipal de Comunicação. No e-mail havia as mesmas letras do material que é enviado diariamente além dos números dos telefones da repartição.

O vereador Lelo Pagani (PT) declarou no início da noite de ontem que é um “absurdo” o material distribuído com ataques ao partido. “É uma invasão de hackers para atacar a oposição? Complicado inverter essa situação. É muito suspeito esse material distribuído antes da eleição”, questionou o petista.

Hoje o partido pretende pedir à Justiça Eleitoral de Botucatu para apurar se houve crime eleitoral e se há envolvimento de algum servidor público municipal. “É preciso apurar para saber de quem é a responsabilidade”, afirmou.

Lelo também pretende levar o caso à Câmara de Botucatu na sessão de segunda-feira. Será solicitada informações ao Executivo se foi atitude de hacker ou falha de alguém querendo fazer campanha eleitoral.

“A propaganda eleitoral está sendo feita. É muito fácil usar de uma artimanha dessa numa atitude muito suspeita e depois alegar que invadiram o site. Hacker não entra para denegrir quem está na oposição”, ressaltou.

Invasão de hacker?

O secretário municipal de Comunicação, Carlos Alberto Pessoa, informou no final da tarde em nota que a prefeitura foi supostamente alvo da ação de hackers.

Ele confirmou que recebeu telefonemas de várias pessoas que  receberam o convite acompanhado de mensagem estranha veiculando propaganda discriminatória, mas negou que tenha partido da administração.

Pessoa disse que será aberta sindicância para apurar os fatos. “A Prefeitura Municipal de Botucatu adotará as providências necessárias para a devida apuração dos fatos, bem como para aumentar a segurança da sua rede de informática”, declarou.

O portal da prefeitura foi desativado de forma preventiva para a conservação da integralidade dos dados e informações, retornando minutos mais tarde, segundo a Secretaria de Comunicação.

Horas depois, a assessoria distribuiu o mesmo convite, mas com a informação para desconsiderar o teor da mensagem anteriormente distribuída. Segundo Pessoa, as declarações ofensivas não correspondem a verdade. “Nem é a opinião da atual Administração, a qual, inclusive por dever institucional é apartidária, imparcial, democrática e não comunga com as posições pessoais ou de segmentos,” declarou em nota.

O secretário afirmou que o site da prefeitura por duas vezes já foi atacado por hackers.

O convite é referente ao lançamento na sexta-feira do Programa Bom Prato no câmpus da Unesp.

Site já foi atacado

A página oficial da Prefeitura de Botucatu na Internet já sofreu invasão por grupo de hackers denominado “Anonymous  Brasil” em 17 de março de 2012. A invasão teria ocorrido por volta das 23h até a madrugada do dia seguinte.

Na ocasião a prefeitura de Botucatu informou que anulou suas ações e reforçou as medidas de proteção. Segundo Jorge de Campos Junior, chefe da divisão de Informática de Botucatu em entrevista ao JC, no menu de apresentação da cidade o grupo postou mensagem do filme “V de Vingança”. “A imagem foi postada no menu e não na página principal. Não identificamos os autores da tentativa de invasão”, disse.

A prefeitura não registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Contra quem vamos acionar? Não sabemos”, explicou Campos Jr. na ocasião à reportagem.

Depois em 27 de março deste ano o site da Prefeitura Municipal de Botucatu foi invadido por hackers, que colocaram diversas mensagens ofensivas ao prefeito João Cury (PSDB). Os responsáveis não foram identificados pelo ato.