EBC demite todos os estagiários

Escrito en BLOGS el

Em função da rescisão do contrato da EBC e a CIEE na última segunda feira, dia 13, centenas de estagiários na área de jornalismo, TI, dentre outros foram demitidos da EBC nas 3 praças: DF, RJ e SP. Os sindicatos e a comissão nacional de empregados emitiram uma carta aberta à direção cobrando providências. Segue abaixo:

Carta Aberta à direção da EBC – Questão dos estagiários Comissão de Empregados da EBC Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas de DF, RJ e SP

Os trabalhadores da EBC foram surpreendidos de forma negativa com a notícia da rescisão do contrato da CIEE que deu fim ao vínculo de todos os estagiários com a EBC.

Essa rescisão foi feita de forma irresponsável pois deixou, de um dia para outro, dezenas de estagiários da EBC sem trabalho e renda. Muitos inclusive utilizavam do salário que recebiam da EBC para pagarem seus próprios estudos. Não entendemos como e nem por que uma questão tão importante foi deixada de lado atingindo a vida de centenas de pessoas, e aqui não falamos somente dos estagiários como também de setores da EBC que dependiam do trabalho deles.

Por outro lado, as dificuldades de alguns setores da empresa com a saída dos estagiários também revela algo que foi denunciado nas discussões do acordo coletivo: a utilização de estagiários como mão de obra barata. Defendemos que haja na empresa um programa de estágio que dê mais prioridade para ensinar e educar os estudantes, ao invés de sua utilização como simples mão de obra. Repudiamos a contratação de estagiários como forma de evitar a contratação de profissionais devidamente qualificados. Essa prática nefasta maquia a flagrante falta de mão de obra em alguns setores da EBC.

Dessa forma estamos cobrando a responsabilização da diretoria nessa rescisão abrupta do contrato dos estagiários, cobramos também a implantação de um programa de estágio que dê mais foco à formação do estudante e também exigimos a busca de uma solução para a recontratação dos estagiários o mais breve possível.

Contato: Comissão Nacional de Empregados da EBC: (11) 98191-9763