Eli Vieira: Campanha de Aécio Neves usou linguagem cifrada homofóbica e anti-direito de escolha

Escrito en BLOGS el

Eli Vieira* em seu Facebook

25/010/2014

Campanha de Aécio Neves usou linguagem cifrada homofóbica e anti-direito de escolha

Usar numa campanha eleitoral as expressões "a favor da vida" e "pela família" é dizer mais do que essas frases aparentemente dizem. Pois ninguém no cenário político é contra família ou contra a vida.

Li num curso sobre conservadorismo nos EUA que "combate ao crime" era mensagem cifrada de manutenção da segregação racial nos anos 1960 para candidatos a cargos eletivos. Porque, para os racistas, os responsáveis pelos crimes eram apenas os negros. Da mesma forma "pela família" é mensagem cifrada homofóbica, por isso mesmo é usada unanimemente por pessoas como Marco Feliciano, João Campos, Silas Malafaia et caterva.

"A favor da família" neste contexto significa "vote em mim se você também é homofóbico e quer negar o pleno acesso dos LGBT a direitos iguais". Já "a favor da vida" é mensagem cifrada que quer dizer "vote em mim se você quer continuar punindo mulheres por ter vida sexual ativa e acredita em fazê-las mães à força pela lei, mesmo que a lei seja mais efetiva em matar mulheres que eu proteger fetos".

Quando me deparei com esse material na campanha do Aécio Neves aqui em Belo Horizonte, não tive mais dúvidas: é o candidato do conservadorismo carola e da ignorância bloqueadora de direitos civis.

*Eli Vieira é biólogo, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorando (PhD) na University of Cambridge (Reino Unido). Tem experiência nas área de Genética e Evolução, atuando principalmente em Evolução Molecular, Genética Quantitativa e Ensino de Evolução.