Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de outubro de 2014, 16h45

Eli Vieira: Campanha de Aécio Neves usou linguagem cifrada homofóbica e anti-direito de escolha

Eli Vieira* em seu Facebook

25/010/2014

Campanha de Aécio Neves usou linguagem cifrada homofóbica e anti-direito de escolha

Usar numa campanha eleitoral as expressões “a favor da vida” e “pela família” é dizer mais do que essas frases aparentemente dizem. Pois ninguém no cenário político é contra família ou contra a vida.

Li num curso sobre conservadorismo nos EUA que “combate ao crime” era mensagem cifrada de manutenção da segregação racial nos anos 1960 para candidatos a cargos eletivos. Porque, para os racistas, os responsáveis pelos crimes eram apenas os negros. Da mesma forma “pela família” é mensagem cifrada homofóbica, por isso mesmo é usada unanimemente por pessoas como Marco Feliciano, João Campos, Silas Malafaia et caterva.

“A favor da família” neste contexto significa “vote em mim se você também é homofóbico e quer negar o pleno acesso dos LGBT a direitos iguais”. Já “a favor da vida” é mensagem cifrada que quer dizer “vote em mim se você quer continuar punindo mulheres por ter vida sexual ativa e acredita em fazê-las mães à força pela lei, mesmo que a lei seja mais efetiva em matar mulheres que eu proteger fetos”.

Quando me deparei com esse material na campanha do Aécio Neves aqui em Belo Horizonte, não tive mais dúvidas: é o candidato do conservadorismo carola e da ignorância bloqueadora de direitos civis.

*Eli Vieira é biólogo, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorando (PhD) na University of Cambridge (Reino Unido). Tem experiência nas área de Genética e Evolução, atuando principalmente em Evolução Molecular, Genética Quantitativa e Ensino de Evolução.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum