Enquanto um adolescente de 13 anos é capaz de ver a importância da reciclagem, Kassab põe à venda terreno de cooperativa

Escrito en BLOGS el

Um aluno, 13 anos, em sala de aula hoje: "Acho os catadores profissionais muito importantes. Se eu tivesse um condomínio eu fazia associação com uma cooperativa, pedia aos moradores pra separar o lixo e os catadores iriam direto lá pegar o lixo separado. Todos lucrariam e seria bom para o planeta."

Enquanto isso, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, põe mais um terreno público à venda, terreno este reinvidicado pela Cooperativa da Granja Julieta.

Prefeitura de São Paulo coloca à venda terreno reivindicado por cooperativa de catadores. A Cooperativa Granja Julieta está correndo o risco de perder o direito de trabalhar em terreno cedido pela Prefeitura do Município de São Paulo. Fundada em 2003, a cooperativa permanecia num terreno na Avenida |Prof. Alceu Maynard de Araújo (nº 292) até que em 2008 foi vítima de um incêndio que a obrigou a desocupar o local. Depois desse episódio, vítima da política de higienização da prefeitura e da especulação imobilária, ela utiliza um outro espaço provisório alugado pela prefeitura (rua Carmo do Rio Verde, nº 553). Há dois anos, Kassab visitou a cooperativa e prometeu um galpão permanente, onde haveria melhorias nas condições de trabalho. Até o momento, a promessa não foi cumprida e os cooperados temem pela expulsão do local atual devido à especulação imobilária.

Além disso, o local atual de trabalho não tem estrutura adequada para as atividades de mais de 50 catadores. O lugar é aberto, pequeno, não possui refeitório e nem cozinha, o que torrna o trabalho desumano.

A principal reivindicação dos cooperados é o retorno ao espaço da Avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, que a Prefeitura colocou a venda e que, segundo os trabalhadores, seria o local de trabalho ideal, já que tem o espaço adequado e se localiza na região de atuação dos catadores que trabalham no bairro há oito anos.

Por este motivo, a Cooperativa Granja Julieta, junto a outras cooperativas da zona sul de São Paulo, promoverá dois atos: o primeiro será realizado dia 20 de setembro de 2011, às 09 horas, na frente da Secretaria Municipal de Serviços e o segundo no dia 27 de setembro, às 14 horas, na frente da Prefeitura Municipal de São Paulo.

A luta da Cooperativa Granja Julieta não é a luta de uma cooperativa, mas de várias que sofrem o mesmo tipo de ameaças. Como, por exemplo, a Cooperativa Sempre Verde que no dia 16 de setembro foi notificada com uma ação de despejo pela subprefeitura de Cidade Ademar.

Contato: Mara Lúcia Sobral Santos, presidente da Cooperativa Granja Julieta: [email protected], tel.: 5641-0218.

Guiomar Conceição dos Santos, presidente da Cooperativa Sempre Verde: [email protected], cel.: 9152-3367.

Leia também: ‘Mulheragem’ às catadoras da Granja Julieta Higienismo pouco é bobagem, né Kassab? Cooperativa da Granja Julieta em risco Moçada da área de biológicas, gestão ambiental, solidários em geral dêem uma força para a Laíssa Kassab pôs São Paulo à venda Histórias de superação: catadora na Universidade, que venham muitas Laíssas Publicidade // //