Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de março de 2014, 17h26

Enquete machista do IG indigna leitora

Após dezenas de marchas das vadias no Brasil e no mundo, e outras manifestações das mulheres para denunciar a violência contra nós e o discurso cínico machista que joga a responsabilidade das agressões sofridas pelas mulheres cometidas pelos homens, o IG sai com esta enquete sexista e de novo reforça o discurso hegemônico masculino que a mulher violentada é responsável pela violência devido às roupas que usa.

O detalhe pra  a foto escolhida do policial compõe o resto do show de horror.

A sugestão é de Patrícia Antunes Pires que fez o print abaixo:

De acordo com Patrícia: “A enquete começou com o tema dos assédios nos trens e ficou até a parte da manhã. A pergunta era: Qual a solução para abusos cometidos contra as mulheres no transporte público ? E as opções de escolha eram: ROUPAS MENOS OUSADAS/ MAIS SEGURANÇA/ ÁREAS OU VAGÕES EXCLUSIVOS. 

Depois dos bombardeios de emails criticando a enquete e de quase 5 mil pessoas terem participado da votação o IG se justifica: “a enquete serve para evidenciar o pensamento machista que, lamentamos muito, mas predomina na sociedade, conforme revela a votação.”

Patrícia não se convenceu: “O conserto ficou pior que o rasgo, o IG acha que simplesmente tirar a enquete,  beleza, tá resolvido. Não está não!” E pergunta indgnada e com toda razão: “Até quando teremos de fazer patrulhamento da roupa que vestimos? Até quando teremos de aceitar outros tantos rótulos? Até quando este pensamento machista que resume tudo em “NÓS” somos culpadas prevalecerá?”

Até quando, IG?

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum