Estadunidenses, europeus e asiáticos são verdadeiros piratas da Somália

Escrito en BLOGS el

Novamente o norte da África toma as manchetes do mundo todo com visões de crianças famélicas, esquálidas, subnutridas. Desta vez é a Somália e a ONU pede ajuda mundial. E mais uma vez vemos os Estados Unidos e União Europeia posarem de países humanitários.

Mas como a Somália chegou no grau de empobrecimento e desagregação em que se encontra? Quem são os verdadeiros responsáveis por mais uma vez o mundo inteiro assistir a fome matar no Chifre da África?

Mogadishu, Somália, 19/07/2011 Foto: REUTERS/Ismail Taxta

Os Estados Unidos, países europeus, Japão e China praticam a pesca ilegal, não declarada, não regulamentada no mar territorial da Somália e em outros mares africanos. Na Somália esses países também depositam seus lixos tóxicos.

Essa pesca é proibida em outras regiões do planeta e põe em risco as reservas pesqueiras de países do continente africano.

Apenas pesqueiros da França e Espanha retiram do mar da Somália 500.000 toneladas de atum anualmente. Por ano, 800 barcos pesqueiros aportam em águas territoriais somalianas e lucram quase meio bilhão de dólares. A principal fonte de proteína de um dos países mais miseráveis do mundo é roubada pelos mesmos que posam de países humanitários agora na Somália.

O vídeo indicado pela @suesaphira nos responde muitas questões.

___________ Publicidade // //