Expressões homofóbicas na Direção Nacional do PT e a 'qualidade de um debate'

Escrito en BLOGS el

Recebi o texto que reproduzo ao final deste post da @dolphindiluna. Ele é fruto de uma discussão com @andreguimaraess que ontem no twitter, durante o debate travado com vários militantes petistas, disse que faz parte da direção nacional do PT.

Pelo que entendi @andreguimaraess iniciou a discussão após sua expulsão da rede 'Dilma na Rede' e o debate se transformou numa série de acusações:

Destaco alguns dos tweets de seu perfil:

[blackbirdpie url="http://twitter.com/AndreGuimaraess/status/29609383302275073"] [blackbirdpie url="http://twitter.com/AndreGuimaraess/status/29610775244967936"] [blackbirdpie url="http://twitter.com/AndreGuimaraess/status/29610459460018176"] [blackbirdpie url="http://twitter.com/AndreGuimaraess/status/29610212457451520"]

Não conheço @andreguimaraess, mas me parece preocupante que alguém ligado à Direção Nacional do PT encaminhe o debate nos termos que travou no twitter, desqualificando seus interlocutores e resvalando em preconceitos.

Algumas respostas para as  acusações feitas pelo @andreguimaraess:

[blackbirdpie url="http://twitter.com/aterceiro/status/29702101286264833"] [blackbirdpie url="http://twitter.com/aterceiro/status/29702738845630465"]

Abaixo o texto resposta de @dolphindiluna, um dos alvos dos ataques de @andreguimaraess:

Combater a Homofobia no PT para um Brasil de todos Por: @dolphindiluna 24/01/2010

Elegemos uma mulher presidente. O caminho até essa conquista não foi nada fácil. Todos viram, foram testemunhas das piores baixarias que jamais se imaginara uma campanha eleitoral pudesse chegar. Mas vencemos! E se para essa nação que se despediu do presidente de maior popularidade da nossa História, essa vitória foi a certeza da continuidade de um governo que deu certo, para uma parcela da população esta mesma vitória teve um sabor particularmente especial, falo de nós mulheres.

Quando olho para trás e recordo dos ataques furiosos que recebemos dos trolls tucanos, que faziam de tudo para tentar nos desqualificar e a nossa candidata por sermos mulheres, ainda me embrulha o estômago. Me lembro particularmente de um episódio com a Maria Frô – um entre tantos que ela pacientemente aguentou – onde não contive minha indignação e acabei recebendo a trollagem do mesmo indivíduo repugnante. Parte dessa história a Frô contou nesse texto aqui.

A Trollagem tucana recheada de baixarias, fazemos um esforço enorme para “entender”. Seguimos em frente por saber que é perda de tempo nos desgastar com quem só esvazia o debate. Mas, a coisa muda de figura quando ela vem de quem supostamente jamais deveria se prestar esse papel.

Ontem pelo Twitter, iniciei um debate com André Guimarães - @andreguimaraess - assessor do deputado federal André Vargas, secretário nacional de comunicação do PT. Debatíamos sua postura que há muito tempo considero antiética. Não entrarei no mérito para não me estender e desviar o foco, quem quiser se inteirar do debate basta olhar ambos os perfis para entender do que se tratava. Pois bem, estávamos debatendo e na troca de mensagens recebo as seguintes palavras: [blackbirdpie url="http://twitter.com/AndreGuimaraess/status/29610459460018176"]

O senhor André Guimarães provavelmente pensou que para me desqualificar bastaria usar seu machismo recheado de preconceitos. Para ele, uma mulher não pode ousar contestá-lo, confrontá-lo. Uma retaliação a altura seria embutir todo o seu desprezo em uma única palavra: lesbianismo.

A postura do senhor André Guimarães, assessor de um dos parlamentares mais importantes do quadro do PT, é no mínimo repugnante. A gravidade da questão não pode ser deixada de lado. Temos uma mulher na Presidência da República, uma mulher que sofreu os mesmos ataques que o senhor André Guimarães me fez. Sofreu e sofre, pois a oposição raivosa não esgotou sua munição grosseira no intuito de desqualificá-la. E é lamentável que justamente entre seus colaboradores mais próximos há quem reproduza o discurso brutal do preconceito e intolerância.

Não sei se o deputado André Vargas compactua com isso, quero acreditar sinceramente que não. Em um momento onde nós mulheres avançamos um pouco mais na conquista por maior visibilidade e participação na política, nos deparamos com situações como essa dentro do partido que tem entre suas bandeiras históricas, a luta do movimento feminista.

Esse episódio me faz questionar o que de fato o senhor André Guimarães pensa da Presidenta Dilma Rousseff e se ele é um caso isolado dentro do Partido dos Trabalhadores.