Faltava mais nada: deputado querendo controlar atividades didáticas de professor universitário

Escrito en BLOGS el

Semana passada o deputado Henrique Alves visitou Lula e posou pra fotos, será que Henrique Alves contou ao ex-presidente Lula que quer censurar professor universitário em curso de investigação jornalística, segundo nota de jornal?

E se isso for real, o que a grande mídia tão preocupada com 'censura' dos blogueiros sujos fará acaso se comprove a nota do jornal de que  um deputado  quer intimidar um jornalista e seus alunos????  Será que veremos nota da presidente da ANJ, Judith Brito, se solidarizando com o blogueiro sujo que por acaso é jornalista e por acaso é professor concursado do curso de jornalismo de uma universidade federal?

Segundo jornalista, Henrique pedirá explicações ao MEC por revista produzida por alunos da UFC

Do Blog do Daniel Dantas

28/02/2012

O jornalista Alex Medeiros publicou a seguinte nota na sua coluna desta quarta-feira (27):

A nota evidentemente se refere à seguinte publicação, que teve até o momento que escrevo esse post 457 impressões.

Claro que o material não se trata de um dossiê. E não foi impresso pela UFC. É o resultado de uma atividade avaliativa de uma disciplina - Técnica de Investigação Jornalística - e foi produzida pelos alunos da Universidade Federal do Ceará. Claro que pautei o tema e cedi os documentos públicos das investigações do Ministério Público. Mas a produção, incluindo diagramação e textos, foi toda dos alunos - que foram avaliados por isso. Eles escreveram com base nas investigações e em publicações de outros veículos.

Quando começaram o trabalho, já disse isso, em janeiro, nenhum veículo de imprensa fora de Natal havia apontado os indícios que relacionam o presidente da Câmara a Tufi Meres - notadamente o encontro articulado por Cláudio Varela, cunhado de Chiquinho Alves, entre Tufi e Henrique. Sendo verdade o que diz Alex acima, se trataria de um caso raro em que um político tenta interferir na produção acadêmica de um professor de uma Universidade Federal e seus alunos. Em virtude disso, encaminhei o seguinte e-mail à assessoria do presidente da Câmara visando confirmar se a história contada por Alex é verdadeira ou não:

Prezados,

Escrevo a fim de solicitar esclarecimentos com respeito à nota publicada pelo jornalista Alex Medeiros no Jornal de Hoje, desta quarta-feira (27/02). O teor da nota vai abaixo e seu recorte em anexo.

Agressões O gabinete da presidência da Câmara Federal vai pedir explicações ao Ministério da Educação sobre o caso de um dossiê impresso com estrutura e dinheiro de uma faculdade pública, recheado de textos agressivos contra o deputado Henrique Alves.

Evidentemente que a nota de Alex Medeiros se refere ao material disponilizado no link a seguir: http://issuu.com/danieldantaslemos/docs/opera__oassepsia_final. Trata-se do resultado de atividade avaliativa elaborada pelos alunos da disciplina de Técnicas de Investigação Jornalística da Universidade Federal do Ceará, da qual sou professor. O material foi elaborado com base em análise de documentos públicos de investigações do Ministério Público, além de notícias publicadas em diversos veículos nacionais, não tendo sido impresso mas fechado em um formato de PDF, disponibilizado no link citado acima. Essa explicação não é dada à guisa de justificativa, mas apenas para situar a questão sobre a qual escrevo. Na verdade desejo confirmar se é realmente verdade o teor da nota de Alex - ou seja, que o presidente da Câmara dos Deputados requisitará ao Ministério da Educação explicações acerca de uma atividade acadêmico-pedagógica realizada no ambiente escolar-universitário.

Sem mais para o momento,

Dr. Daniel Dantas Lemos Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará TAGS: ALEX MEDEIROS, HENRIQUE ALVES, TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA