Filarmônica do aterro de lixo do Paraguai

Escrito en BLOGS el

Começo a segunda feira com a mensagem de um querido amigo dos tempos de adolescência, das comunidades de base. Ele virou um brilhante terapeuta, participou das primeiras experiências de manicômio aberto nos tempos de Capistrano, a primeira administração petista de Santos, modelo de saúde pública para o país. Meu querido amigo Jaques Delgado hoje vive em Trieste.

Aí, minha filha me indica a beleza que compartilho com vocês.

Como a música pode transformar pessoas e comunidades? Como pode abrigar corações que, antes desolados, agora constroem poesia e harmonia?

"Landfill (Aterro) Harmonic" é um documentário sobre uma orquestra do Paraguai, onde os jovens músicos tocam instrumentos criados a partir de lixo.

Cateura, no Paraguai, é uma pequena cidade quase construída dentro do aterro com um alto nível de pobreza e delinquência juvenil.

O diretor da orquestra, Szaran e o professor de música Fabio, planejaram um programa de educação musical para os meninos de Cateura, chegando a ter mais alunos do que instrumentos musicais.

Mas tudo mudou quando apareceu o primeiro violino feito de materiais reciclados. Atualmente, todos os músicos tocam instrumentos de reciclagem e se chamam "A orquestra reciclados".

Este documentário mostra como o lixo pode ser transformado em um objeto útil, mesmo capaz de produzir música e mudar a vida dos habitantes deste lugar.

Para ajudar a orquestra do lixo, você pode fazer uma doação: Landfill Harmonic. Curta a página do documentário da orquestra no Facebook: landfillharmonicmovie e compartilhar essa história com o seu grupo de amigos.