#Forçavozdacomunidade #forçaAfroReggae

Escrito en BLOGS el

A juventude negra é estigmatizada pelo racismo, por séculos de abandono institucional que prossegue reforçando o racismo num ciclo vicioso.

Os jovens negros quando não assassinados e/ou empurrados para a barbárie usam desta energia destruidora e a transformam em algo extremamente positivo. Rene Silva é um destes guris. Criou um jornal aos 11 anos de idade, tem consciência de quem é, do seu lugar do mundo e usa toda a notoriedade que conseguiu para revertê-la em valores positivos à juventude negra do seu entorno, às crianças do Complexo do Alemão. Renê não pára, está sempre envolvido numa série de ações positivas para o local onde vive.

Por isso mais do que nunca a sociedade brasileira deve mostrar a que veio.

Vamos ser solidários a esses meninos que são a mídia em sua comunidade a reerguer a redação do Voz da Comunidade após este incêndio criminoso.

Minha solidariedade também ao AfroReggae e que a polícia investigue com seriedade  para descobrir o/os autores desta barbárie.

Incêndio destrói Voz da Comunidade, no Alemão Jornal do Brasil 16/07/2013 Diretor do veículo comunitário não descarta ação criminosa. Pousada do Afroreggae foi atingida

Um incêndio destruiu na madrugada desta terça (16/07) a redação do jornal comunitário A Voz da Comunidade, no Complexo do Alemão, que ganhou notoriedade por cobrir em tempo real a invasão pelas Forças de Pacificação, em novembro de 2010. O fogo teve início às 4h30min e atingiu dois andares do prédio, que ficou completamente destruído. No mesmo local também funciona uma pousada do Grupo Cultural Afroreggae. O diretor do veículo comunitário, Renê Silva, de 19 anos, não descartou a possibilidade de uma ação criminosa e publicou nas redes sociais que “tacaram fogo na redação do Voz da Comunidade”. Uma pessoa ainda não identificada sofreu queimaduras e foi levada pelos bombeiros para o hospital.

O jornal publicou nota no Twitter lamentando o incêndio O jornal publicou nota no Twitter lamentando o incêndio

Renê Silva foi avisado do incêndio por um amigo que trabalha no teleférico. Ele levou 20 minutos no trajeto da sua casa até a redação do jornal, tempo suficiente para o fogo consumir o prédio. “Tivemos um enorme prejuízo. Perdemos móveis, eletroeletrônicos, materiais de escritório. Não sobrou nada. No momento, não lembro de nada que possa ter motivado um crime”, contou Renê. Ele explicou que nos dois primeiros andares do prédio funciona uma pousada do Afroreggae e a redação fica no terceiro andar.

A redação do jornal ficou completamente destruída A redação do jornal ficou completamente destruída

A comunidade do Alemão está utilizando as redes sociais para lançar uma campanha de reconstrução do jornal. Um novo perfil do twitter (sic)*(#forcavozdacomunidade) foi criado para arrecadar novo mobiliário e materiais para o veículo comunitário. Ás 5h da manhã, o jornal publicou uma nota no seu twitter lamentando o fato e deixando uma dúvida quanto a autoria da ação: Estamos muito tristes com o que aconteceu... Acordamos e recebemos a noticia que tacaram fogo na redação do Voz da Comunidade!!!! Com a mensagem, foi publicada uma foto da redação destruída.

Notado Maria Frô: O perfil do twitter do jornal comunitário capitaneado pelo Renê Silva continua o mesmo @vozdacomunidade, o que os guris fizeram foi lançar uma hashtag (um marcador pra que se possa dar visibilidade na pesquisa e também nos Trending Topics) #forçavozdacomunidade

Mais sobre o incêndio: Pousada do AfroReggae e redação de jornal são incendiados no Alemão

Perfil do Rene Silva no twitter: @rene_silva_rj e no Facebook: https://www.facebook.com/ReneSilvaSantos