Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de janeiro de 2013, 21h54

GCM agride skatistas na Praça Roosevelt e bota pra correr senhoras ambulantes na Sé

O vídeo acima foi postado no dia 6/01 e hoje, dia 07/01 já tem 408 mil visitas.

Parabéns ao EduGold1 que filmou a truculência descabida e ilegal de um membro da corporação da Guarda Civil Metropolitana sem farda que agrediu ao menos dois skatistas com ‘gravata’ e spray de pimenta.

A ação do prefeito Haddad também foi rápida: os envolvidos estão afastados das ruas e serão investigados, o agressor à paisana já foi identificado.

A atitude de Haddad mostra que os paulistanos acertaram na escolha, sem blá, blá, blá e com ação imediata. Mas ainda é preciso mais, é preciso iniciar rapidamente um trabalho de formação destes sujeitos desqualificados que não fazem segurança pública, mas primam por agredir e distribuir força bruta na população mais frágil.

Hoje estive o dia inteiro no Poupa Tempo (melhor seria Perda de Tempo) e quando finalmente consegui resolver minha documentação após idas e vindas com a burocracia tercerizada do serviços públicos no estado de São Paulo, vi uma senhorinha aterrorizada com a aproximação da PM e da GCM.

Uma CGM nascida do governo truculento de Jânio Quadros pra ajudar a PM –  herdeira da Ditadura Militar-, a expulsar moradores de ocupações. Melhorou um pouco nos governos de Erundina e Marta e voltou à truculência com oito anos de higienismo social da dupla Serra/Kassab.

Ela desmonta a barraquinha rapidamente e corre pra se esconder sem olhar pra trás


Seu ‘crime’? Vender porta-documentos como estas capas plásticas pra proteger a carteira de trabalho. O documento mais valioso para o trabalhador alvo constante da polícia: uma carteira de trabalho assinada é salvo-conduto nas truculentas revistas policiais nas periferias.

Espero que Fernando Haddad além de afastar e investigar os guardas civis truculentos mude a lógica desta corporação, que seus membros passem por cursos, palestras, que sejam sensibilizados pra entender minimamente o que é Segurança Pública. Que Fernando Haddad ouça representantes da Cufa, como o seu presidente, Preto Zezé:

Quando o poder público, não permite que ele próprio violente seus cidadãos, não oprima suas próprias leis e incorpora o clamor da sociedade, ele se auto fortalece, ganha confiança, e assim ajuda a democracia a se construir de fato ! Parabéns Secretaria Municipal de Segurança de SP, por afastar os guardas que violentaram os skatistas! Sugiro e envio a proposta via a Conceição Oliveira que o Prefeito Haddad, faça uma formação sobre cultura juvenil e urbana com a Guarda, envolvendo skatistas e guardas, pois não adianta somente punir, é preciso construir outros valores! Preto Zezé,  Facebook


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum