Governo do DF alimenta com gosto Veja, Globo, Band, Record, Correio Braziliense....

Escrito en BLOGS el

E bem impressionante o volume gasto com publicidade pelo governo do Distrito Federal (que pode ser visto aqui).

Ao ver o montante, lembrei de um artigo do professor Venício Lima em que ele questionava se não era bom pra cidadania, para a democracia se nós tivéssemos informações de quanto os governos gastam, com quem gastam e como gastam dinheiro de publicidade. Porque os grandes veículos adoram dizer que SECOMs ou estatais contribuem com merrecas para encontros de ativistas pela democratização das comunicações, mas nunca vi nenhum veículo da grande mídia publicar quanto recebe de publicidade de estatais ou de governos (de todas as instâncias).

Já imaginaram se este montante fosse investido em tvs públicas,  em rádios e tvs comunitárias o salto que teríamos na democratização das comunicações?

Embora o jornalixo da Veja ainda receba quase meio milhão em um único trimestre de um único governo, o montante de recursos para Globo, Record, Band etc estão na casa dos milhões.

Quando paramos pra examinar o volume de recursos que saem dos cofres públicos para uma imprensa que pouco informa e faz muita política partidária; para uma mídia onde o pluralismo de opiniões está praticamente ausente, para veículos que assumidamente agem como partidos de oposição, para aqueles em que há fortes indícios de que trabalham com o crime organizado para chantagear e desestabilizar governos, causa ainda mais repulsa a preguiça e covardia desses governos em enfrentar os monopólios midiáticos. Para a preguiça e covardia de um Parlamento que sequer põe em discussão como concessões públicas de rádio e tv agem estimulando chacinas de menores em situação de risco ou repórter condena, expõe, ridiculariza adolescente em pleno ar sem que o suspeito tenha chance de defesa.

Quando ouvimos da boca de um ex-delegado do Deops que participou da morte de quase 100 pessoas que Folha emprestava suas peruas aos torturadores e na TV Globo havia inúmeros colaboracionistas da ditadura militar entendemos o porquê de grande parte desta mídia se posicionar contra a Comissão da Verdade, contra o Plano Nacional de Direitos Humanos III... Investigar a veracidade destas denúncias pode fortalecer a luta contra o monopólio midiático, contra concessões públicas recebidas durante a ditadura militar e nunca questionadas, contra concessões públicas que se consideram acima da lei e reproduzam preconceitos e cometam crimes contra os princípios constitucionais.

Pobres blogs, com esses governos e esse Parlamento preguiçosos e covardes sem chances de recursos na disputa com o monopólio midiático.

COMUNICAÇÃO É UM DIREITO QUE NO BRASIL É NEGADO A PRATICAMENTE TODOS OS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE SÃO CRIMINALIZADOS, RIDICULARIZADOS; É NEGADO ÀQUELES QUE SÃO EXPOSTOS EM PROGRAMAS SENSACIONALISTAS E DISTANTES DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, É NEGADO AOS TRABALHADORES QUANDO SE ORGANIZAM PRA PROTESTAR E SÃO TRATADOS COMO BANDIDOS QUE ATRAPALHAM O TRÂNSITO. COMUNICAÇÃO NÃO É NEGÓCIO.

Por Michel Aleixo, via Facebook "Não é irônico a Veja acusar e taxar blogs que se sustentam com dinheiro público, sendo que a própria recebeu só no primeiro trimestre deste ano R$ 430.220,79 em publicidade do Governo do Distrito Federal. A título de comparação, o Brasil 247 recebeu no mesmo período: R$ 47.012,50." Transparência DF

Leia também:

Janio de Freitas: A força agitadora para a preparação do golpe de 64 foi a imprensa

Marco Regulatório das Comunicações: Nada Além da Constituição

IIIBlogprog: Carta de Salvador, Nada além da Constituição

Rodrigo Vianna: “Blogueiros sujos de uma imprensa limpa”: nada além da Constituição!

1 milhão e 500 mil motivos para um novo marco regulatório das comunicações

Governo Dilma rende-se ao lobby, emperra a regulamentação da mídia e esquece conselhos de Lula

A Carta do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas

Por que as tevês e os grandes veículos vociferam contra o marco regulatório? Pontos para reflexão

Venício Lima: Não é bom para a cidadania saber como nosso dinheiro está sendo distribuído para empresas de comunicação?

Altamiro Borges: A Força e os limites da blogosfera

Marco Regulatório, será que sai?

Manifesto pela criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação ___________ Publicidade // //