Guell Adún: Seja Quilombo Rio dos Macacos você também

Escrito en BLOGS el

Relato do meu amigo Guell no Facebook sobre o que aconteceu ontem no Quilombo Rio dos Macacos, que em síntese foi dito aqui: Cadê Jaques Wagner? Cadê Dilma Rousseff, cadê ministro Celso Amorim, Cadê Seppir? Ligue, cobre, pressione, denuncie: (61) 2025-7001 - Ouvidoria; Luiza Bairros Telefone (s): (61) 2025-7006. Fax: (61) 2025-7088. E-mail: [email protected]. Gabinete da Ministra.  (71) é 8617-7872 Fundação Palmares, falar com Veronica.

Por: Guellwaar Adún #sejaquilomboriodosmacacosvctb: 'A nossa honra tem que ser lavada'. Sim, nós também somos Quilombo Rio dos Macacos. Que esse sorriso simbolize nossa vitória.

Saímos de lá há mais ou menos três horas. Há muita coisa a ser narrada, mas, confessadamente, a tristeza e o ódio por constatar a total inexistência do Estado de Direito junto as populações Negras, em especial quilombolas, nesse momento me tira qualquer tesão para escrever detalhamente sobre o dia de hoje, 28 de maio de 2012, no Quilombo Rio dos Macacos. Detalhe, aquela comunidade não conta sequer com o Direito de 'Ir, Vir e Estar'.

Conquistamos o recuo dos milicos, mas isso não significa absolutamente nada. Nada.

A ditadura acabou pra quem, cara pálida? Diria o canoeiro de São Félix. A dita cuja continua viva, como sempre esteve, acossando comunidades Negras, a exemplo do Quilombo Rio dos Macacos e outros territórios Negros.

Amanhã temos uma PAUTA IMPORTANTE na Defesoria Pública, que fica no STIEP, às 14:00. Importante que o máximo de pessoas esteja presente.

Na sexta feira, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e, possivelmente, com a presença da Ministra. O horário será definido ao longo da semana.

Estou realmente cansado e triste com tudo que presenciamos hoje e com o estado de alerta/tensão que uma situação dessa acarreta, pois não sabemos o que poderá ocorrer esta noite ou durante os dias que seguem. A nossa presença, em larga medida, explicita aos milicos que não estamos para brincadeira, no entanto nos preocupamos exatamente com nossa ausência.

Queremos agradecer a mobilização de todo mundo em torno da questão. Mantenhamo-nos alertas.

Say Adinkra (que foi a primeira a nos comunicar sobre o ocorrido), Fafá M. Araújo (quem me repassou a primeira informação), Miriam Castro, Josineide da Costa Atividades Denuncio, Fabio Arruda, Daniela Luciana Silva Conceição Oliveira Luana Soares e todxs xs demais ativistas a pré-disposição de vocês para a luta e articulação/mobilização nacional sempre foi e é fundamental. O Quilombo Rio dos Macacos não está sozinho, nem nenhum de nós que está envolvidx com esta luta. Há muito a ser feito ainda. Fiquemos atentxs.

Perdoem meus possíveis erros na escrita. Nem me darei ao trabalho de corrigi-los. Espero que a informação tenha sido transmitida a contento. Tentarei publicar algumas fotos que fiz do campo de batalha. Digam-me se estamos exagerando ao adjetivarmos de Guerra o que aquela comunidade tem vivido.

(...)

p.s. Ah, por favor, alguém defina Estado de Direito. #sejaquilomboriodosmacacosvctb

(...)

(...)

Leia também: Rio dos Macacos mais uma vez na mira truculenta, cadê Jaques Wagner? Carta dos Quilombolas do Rio dos Macacos QUILOMBO RIO DOS MACACOS denuncia violência da Marinha; 2º DN desmente VILMA REIS: A Marinha do Brasil, não pode tomar o Território de Rio dos Macacos Eu sou Quilombo dos Macacos Denúncia: Quilombolas do Rio dos Macacos acusam Marinha brasileira de assassinato Bahia: Quilombolas do Rio dos Macacos corre risco de expulsão Adiado o despejo na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos __________ Publicidade