GUERRA MIDIÁTICA NA LÍBIA: Saif al-Islam, filho de Gaddafi está livre

Escrito en BLOGS el

Saif al-Islam, filho de Gaddafi está livre

 The Guardian,  Tradução parcial de Giovanni G. Vieira*

23/8/2011

Saif al-Islam, filho do líder líbio Muammar Kaddafi, faz um gesto no momento em que conversa com repórteres em Trípoli, em 23 de agosto de 2011. Fotografia de Paul Hackett, da agência Reuters.

Issandr El Amrani, analista sobre política e questões do Oriente Médio, está preocupado que o aparente sucesso dos rebeldes na Líbia venha a ser usado para justificar mais interferência estrangeira na região.

Pessoalmente, estou contente com os acontecimentos de ontem à noite em Trípoli. Temo, entretanto, que a queda de Kaddafi seja motivo para sacramentar princípios de intervenção humanitária, contra o que me insurjo, diante do que estamos assistindo no Iraque e Afeganistão.

O caso do princípio da Responsabilidade para Proteger terá um impulso muito grande depois do que aconteceu na Líbia, onde o não respeito pela forças da OTAN da zona de exclusão aérea estipulado e sancionado pelo Conselho de segurança da ONU, provou que nenhuma zona de exclusão é eficaz. A OTAN, como vimos, foi além de suas atribuições no que diz respeito à zona de exclusão, o que muito me preocupa porque não foi isso o que os cidadãos dos países da OTAN ouviram dizer que aconteceria na realidade na Líbia, e que não teve a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas(ONU).

Saif al-Islam, um dos filhos de Muammar Kaddafi, fez uma aparição desafiadora ontem em Trípoli, depois do anúncio mundo afora sobre sua prisão por forças rebeldes.

Saif, de 39 anos, chegou em um veículo militar fazendo o sinal da vitória em frente ao hotel Rixos onde estão hospedados jornalistas estrangeiros em uma área sob controle do governo Kaddafi.

" Estou aqui para refutar as mentiras sobre a minha prisão, disse ele".

Enquanto os rebeldes consolidavam o controle de grande parte da capital e continuavam a busca por Kaddafi, seu filho mais novo Saif al- Islam, aparente sucessor do pai, declarou que Kaddafi não havia abandonado a cidade.

A BBC de Londres descreveu Saif como uma pessoa cheia de "confiança e adrenalina". Saif disse que os rebeldes ou "ratos" a serviço das potências colonizadoras, expressão usada por seu pai para classificar os insurretos, haviam caído em uma armadilha e que seriam derrotados.

" Vocês estão vendo o povo líbio erguer-se, homens e mulheres, para quebrar a espinha dorsal dos inimigos internos e externos - ratos e gangues de ontem e de hoje".

Em seguida, acompanhado de um comboio militar, ele levou os jornalistas a visitar áreas da capital sob controle do governo, incluindo o local da residência da família Kaddafi, e instalações militares onde muitos homens aguardam a chegada de armas para se unirem a luta em defesa do governo Muammar Kaddafi e do país. _____ Comentário do tradutor: A guerra de (des)informação (os insurgentes disseram e as agências de notícias do Ocidente de pronto trombetearam aos quatro ventos a detenção de três filhos d Mummar Kaddafi). O terrorismo midiático em ação (velho recurso do invasor) como sempre para confundir e disseminar o caos entre a população do país.

Vamos aguardar o desenrolar dos próximos acontecimentos na capital da líbia - Trípoli onde o país e seu povo podem vir a ter o mesmo destino do Iraque e Afeganistão - destruídos e assaltados pelas mãos vorazes dos países imperialistas, ávidos de seu petróleo.

Enquanto isso a ONU...Ah! a ONU - as Nações Unidas como vassalos à espera de nova ordem de Uncle Sam - "Tio Sam"(EUA) e da OTAN para a invasão e assalto a outros países. Ciao, Giovanni