Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

20 de setembro de 2011, 11h39

Hora de escutar de novo Milton Santos

Quem ainda não viu o documentário do Silvio Tendler (2006) sobre Milton Santos, não sabe o que está perdendo. É impossível enxergar o nosso mundo e as grandes questões e desafios que estão postos sem refletir com as lentes de um dos mais brilhantes intelectuais que a  humanidade produziu. Além das reflexões de Milton Santos, Tendler apresenta outros pensadores da globalização e de uma democracia formal, mas sequestrada pelas grandes corporações, como Eduardo Galeano e Saramago dialogando com as ideias de Minton Santos.Assim, neste documentário imperdível, a última década dessa globalização é vista de modo crítico e ativo.

Há tempos o Azenha pôs em sua conta no youtube todas as 10 partes do documentário. Eu criei uma lista de reprodução aqui e destaco uma parte onde o professor Milton Santos fala do papel da mídia no ‘globaritarismo’, cujo fundamentalismo é o consumo.

E abaixo a lista de reprodução com as 10 partes. Reserve tempo para ver:

____________
Publicidade
//
//


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum