Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de julho de 2013, 16h34

Itamaraty já viveu tempos melhores: Nota atrasadíssima em repúdio ao sequestro de Evo a mando de Obama

Sobre a crise internacional provocada pelo presidente a serviço da arapongagem internacional leia também:

Pare, onde é que você pensa que vai Evo?

Breno Altman: Itamaraty envergonha o Brasil

 

Ministro Patriota expressa “repúdio” à retenção de avião de Evo Morales na Europa

Valor, Via Breno Altman

03/07/2013 15:27:52

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, telefonou nesta quarta-feira, 3, para o chanceler boliviano, David Choquehuanca, para expressar seu “repúdio” à retenção ocorrida ontem da aeronave que levava o presidente da Bolívia, Evo Morales, de Moscou a La Paz. O aparelho teve permissão negada para pouso e sobrevoo na França e em Portugal, em meio a suspeitas de que Morales levava consigo o americano Edward Snowden, procurado pelos Estados Unidos por vazar informações sigilosas.

Segundo o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, Patriota “manifestou repúdio à decisão de alguns países europeus de não autorizar sobrevoo para a aeronave do presidente Evo Morales”. Nunes destacou que Patriota não se referiu especificamente a nenhum país europeu.

Patriota falou com o colega boliviano desde a Holanda, onde faz uma escala na volta ao Brasil, depo is de participar de encontros com membros do governo da Ucrânia.

Segundo Nunes, Choquehuanca agradeceu a articulação que vem sendo feita pelo Brasil em conjunto com os demais países membros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) para tratar o assunto.

Ele informou que deve haver amanhã uma reunião da Unasul, “de nível presidencial e ministerial”, na cidade boliviana de Cochabamba para discutir o assunto. Uma outra possibilidade — menos provável, mas que também está sendo discutida — seria um encontro em Lima de ministros das Relações Exteriores da Unasul.

Mais cedo, a Unasul divulgou uma nota em que “rechaçou a perigosa atitude assumida por França e Portugal, ao cancelar intempestivamente a permissão de sobrevoo” à aeronave de Morales.

Morales ficou 13 horas retido na Áustria, para onde seu voo foi desviado. Neste momento, ele retorna a La Paz. O governo boliviano disse que os países europeus agiram por pressão dos Estados Unidos e classificou o episódi o como “sequestro” de seu presidente.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum