Joelma do Couto dá voz à cooperativa dos catadores

Escrito en BLOGS el

Recebo a bela mensagem de  Joelma do Couto, encaminhada após ela ter assistir o trecho da entrevista onde Lula fala sobre as Cooperativas dos Catadores. Destaco dois vídeos a que ela faz menção em sua mensagem.

Há outras matérias, mas os vídeos nos dão a dimensão de como parte da elite brasileira pode ser escandalosamente excludente e hipócrita. Anda em sua manada 4X4, quer expulsar das áreas nobres onde vive os trabalhadores que fazem reciclagem de lixo, mesmo que esses estejam reciclando o  lixo que esta elite consumista descarta. Depois, esta elite se diz 'verde', 'preocupada com o meio ambiente'.

Mas o vídeo também mostra que esta associação de catadores é feita de sujeitos históricos que aprenderam que têm direitos de sobreviver, trabalhar e de lutar para garantir sua existência. Toda a força a esses bravos, decentes lutadores e cujo trabalho deveria receber mais investimento e não a intolerância de uma prefeitura omissa e de uma vizinhança excludente.

Cara Frô, saudações. Desde que incendiaram a cooperativa de catadores do meu bairro, estou na luta para reabri-la.

Reabrimos, mas, estamos na luta para sobreviver. Tento dar nova alma à cooperativa. Só reabrimos com o apoio do presidente Lula, permanecer trabalhando é cada dia mais di­fícil. A Prefeitura de São Paulo não nos tolera.

Se você se interessar no site da Revista Fórum, na Caros Amigos de dezembro de 2009, Passa-palavra e no Outro Olhar da tvBrasil você encontrará mais conteúdo.  É só buscar por Joema do Couto, cooperativa de catadores Granja Julieta.

Já temos um grupo bom de pessoas para conversar com os catadores, Goret da ACAT, Dona Josefina,  Tatiana Merlino,estamos somando forças para fazer algo que  vai além da simples seleção do lixo, estamos reciclando vidas.

Se puderes se juntar a nós,seria muito bem vinda.

Muito obrigada.

Joelma.