LANÇAMENTO DIEESE: Mulheres e homens nos mesmos grupos ocupacionais: elas sempre ganham menos?

Escrito en BLOGS el

Dieese lança o estudo “Mulheres e homens nos mesmos grupos ocupacionais: elas sempre ganham menos?

ONDE? DIEESE é Rua Aurora, 957, Centro, São Paulo, SP.

QUANDO? 25 de março, terça-feira, às 9h30

Mulheres e homens nos mesmos grupos ocupacionais: elas sempre ganham menos?

Mesmo em um contexto de melhora geral do mercado de trabalho, a remuneração das mulheres continua a ser substantivamente menor que a dos homens.

Para explicar essa condição, durante muito tempo, ganhou terreno a constatação de que a sociedade valoriza diferentemente a situação ocupacional das mulheres, geralmente ligada aos cuidados e à reprodução da força de trabalho - serviços domésticos, saúde e educação - e a dos homens, ligada à produção, construção e aos ramos do terciário que apoiam a geração de riqueza.

Baseado em um dado de realidade, pois há explicita divisão sexual do trabalho nas sociedades, este raciocínio também exigiria que ganhos de homens e mulheres estivessem equiparados quando a inserção profissional de ambos ocorre em segmentos similares. Será que isso realmente ocorre? As mulheres que optam pelas carreiras ditas masculinas alcançam o mesmo padrão de valorização do trabalho que os homens?

Organizar a discussão sobre essa situação e contribuir para responder a esta indagação é a proposta de um boletim especial sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho, produzido pelo DIEESE com base nas informações captadas pelo Sistema Pesquisa de Emprego e Desemprego (SPED) no último triênio (2011/2013).

Esse estudo será apresentado no próximo dia 25 de março, a partir das 9h30, no DIEESE - Rua Aurora, 957, Centro de São Paulo.

Mais informações:

Imprensa DIEESE – 11 3874-5366 ou [email protected]