Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

#Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de janeiro de 2009, 13h33

Latuff explica porque há 9 anos se dedica à causa palestina

Em entrevista ao jornal El Mundo Espanha, o cartunista carioca Carlos Latuff explica como iniciou seu ativismo pró-Palestina.

El Mundo: 1.¿Cómo se te ocurrió hacer estas ilustraciones? ¿Todas las has hecho después de que comenzara el ataque de Israel?

Carlos Latuff: Fiz ilustrações durante o bloqueio a Gaza, no início dos ataques aéreos e continuarei fazendo até o fim desse massacre. Ou melhor, DESTE massacre, porque mesmo com o fim das ações militares, a ocupação de territórios palestinos por Israel vai continuar, e certamente teremos mais massacres de população civil com o apoio dos Estados Unidos e o silêncio das nações árabes.

El Mundo: 2. ¿Cuándo has viajado a Palestina? ¿qué significó ese viaje para ti?

Carlos Latuff: Estive na Cisjordânia em 1999. Tive oportunidade de conversar com israelenses num stand de tiro em Jerusalem, onde um deles me disse estar treinando para matar árabes.
Estive na Comunidade Hebraica de Hebron, conversei com colonos judeus e conheci uma jovem da Florida que me explicava sem hesitações como o Messias irá varrer os árabes da “Terra Prometida”. Tambem em Hebron fui apresentado a familia do senhor Adris, um palestino que falava inglês carregado de sotaque, que me mostrou seus dentes quebrados a coronhadas por soldados israelenses, e sua filha, na época com uns 8 anos, que trazia no corpo cicatrizes de queimaduras causadas por coqueteis Molotov atirados contra sua residencia por colonos judeus. Prometi a Adris que ao voltar ao Brasil colocaria minha arte em favor do povo palestino, promovendo sua luta e denunciando os crimes de guerra de Israel.

El Mundo: 3. Has hecho caricaturas sobre el Holocáusto y parece que Irán le premió

Fonte: http://www.irancartoon.com/120/holocaust/

El Mundo: Puede parecer que tienes un sentimiento antisraelí… Harías dibujos sobre Mahoma?

Carlos Latuff: Certamente que não. Não tenho qualquer interesse em atacar a fé islâmica, e nem a judaica. Creio que o concurso de caricaturas iraniano serviu para provar a hipocrisia ocidental. Jornais europeus, utilizando o argumento da liberdade de expressão, reproduziram o desenho do profeta Maomé com uma bomba no turbante. Estes mesmos jornais no entanto, se recusaram a publicar os desenhos do concurso sobre o Holocausto. A imagem que produzi para o concurso traz um palestino vestido com uniforme de campo de concentração, nada tem a ver com ataques ao Judaismo e seus profetas.

El Mundo: 4. Pode me enviar também una breve biografia sua??

http://es.wikipedia.org/wiki/Carlos_Latuff

Atualizado em 17/01/2009

Latuff me mandou ontem o link da Al Jazeera em que durante um debate aparece uma de sua caricaturas durante alguns segundos, informando a autoria do cartun e a nacionalidade do cartunista. Ele realmente cumpriu a promessa que fez ao senhor Adris, seu ativismo está alcançando milhões.



Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum