Lelê Teles Lobão e a vovozinha contra Chapeuzinho Vermelho

Escrito en BLOGS el

A crônica de Lelê desta semana trata da cena bárbara que vimos no Congresso dias atrás, veja neste post aqui o acontecido. Desde xingar senadora de "Vagabunda" a mandar deputada para Cuba:

vai pra cuba Mas com a extrema-direita do país publicando em redes sociais mensagens como esta, o que esperar das vovozinhas?

olavão

É esta direita que leva esses manifestantes a agirem assim dentro do Congresso:

LOBÃO E A VOVOZINHA ATACAM CHAPEUZINHO VERMELHO Os tempos estão bicudos.

Acordo, alongo, abro lentamente a varanda e vejo o mar. Tudo em paz. As plataformas de petróleo ao longe anunciam a nossa riqueza, me vejo no futuro usando reluzente turbante.

O sol, sorridente como uma ave, beija o céu; há estrelas no mar.

Abro o computador e lá está outra realidade. Deparo-me, estarrecido, com a imagem de uma senhora de 79 anos levando uma gravata de um marmanjo engravatado.

Aliás, pululavam imagens da agressão à boa velhinha que era definida como uma aposentada.

Com mil diabos, penso eu, o que teria feito essa boa velhinha para sofrer tão aviltante ataque?

A resposta vem com brevidade. O ubíquo Lobão, barbas de Bin Laden, como uma epifania holográfica, se teletransporta para o Congresso Nacional e sai em defesa da boa velhinha.

Mas pera lá, Lobão deveria engolir a vovozinha. Alguém mexeu nessa história. E parece que os dois conspiram contra a Chapeuzinho Vermelho.

Macacos me mordam.

Vou ao Facebook, que é como se fosse a casa da vovozinha, e entro na página de vovó. Qual não é a minha surpresa, diligente internauta, a septuagenária atende pelo nome de Ruth Gomes de Sá, e tem o bico longo, faz selfie com Aécio, curte páginas do PSDB e tem até um texto em que ela agradece o enfurecido candidato mineiro pela "vitória" contra Chapeuzinho Vermelho.

Do alto de sua longeva sabedoria, vovó alerta que Aécio venceu e só não levou porque Chapeuzinho meteu a mão de gato nas urnas. Mas alerta que o povo e os militares estão de olho.

Atentai bem.

E o que fazia vovó no ato em que foi devidamente engravatada? Arruaça, amigos meus; arruaça.

Descobriu-se que ela fazia parte de uma claque tucana que adentrou a Casa do Povo para tentar impedir uma votação, há fotos de vovó desferindo chutes, cabeçadas e rabos-de-arraia contra a segurança. Há vídeos mostrando que a turma da baderna estava disposta a chegar às vias de fato.

Os truculentos sempre querem levar no grito ou na porrada. Às vezes acabam levando porrada.

Passarinho que come pedra sabe.

O Congresso Nacional é um grande agá, disso todos nós estamos carecas de saber, é só olhar para o desenho da fachada do edifício. Mas lá tem regras, tem regimento e tem a Polícia Legislativa que existe para restabelecer a ordem.

Por isso a gravata em vovó.

A velhinha era uma desordeira. Em sua página no Face, essa ativista do movimento Vem pra Rua, convocava os eleitores de Aécio a irem ao Congresso tentar obstruir a votação que permitiria uma relaxada no cumprimento da meta do superávit; exatamente o que FHC fez em 2001, é sempre bom lembrar.

Aécio, que andava sumido do trabalho, farejou holofotes e lá estava a defender as mulheres, disse que vovó é o povo indignado.

Conversa mole, vovó é coxinha. Ela joga no time do Bolsonaro, aquele que vai à manifestações com uma pistola na cinta, aviltando a nossa Constituição. Ela foi defendida por Izalci, Caiado e por outros demos e emplumados; Lobão quase entrou em suas vestes.

Armaram um circo, apontaram o dedo médio, provocaram, xingaram uma senadora de vagabunda, barracaram a Casa, mandaram outra parlamentar ir pra Cuba; enfim, uma sessão de misoginia, machismo, oligofrenia, desrespeito e descarrego.

Queriam o quê?

Ao fim e ao cabo, Lobão sairá abraçado com a vovozinha, e a Chapeuzinho Vermelho terá vencido mais uma.

Lobão voltará a contar aquela piada de jogar xadrez com um pombo e tal. E essa palhaçada será apenas mais uma.

Depois que o hierarca da família Collor meteu um tiro em um parlamentar dentro do parlamento, tudo o mais é fichinha.

Palavra da salvação.

Lelê Teles

PS: Nada justifica a agressão a uma senhora. Nada. Isso é abuso e é inaceitável.

  *Lelê Teles é jornalista, roteirista do programa Estação Periferia – TV Brasil e TV Aperipê.

Apresentador do programa de música africana Coisa de Negro – Aperipê FM. Colunista do jornal sergipano Folha da Praia. Editor do blog de Análise do Discurso Midiático FALA QUE EU DISCUTO Poesia Blog do Lelê Teles Twitter/@leleteles Facebook: Lelê Teles

Leia outras crônicas de Lelê Teles aqui no Maria Frô

Lelê Teles: Bandido bom é bandido branco

Leia mais Lelê Teles no blog Maria Frô

Lelê Teles: LOBÃO JOGA A TOALHA

Lelê Teles: Ao passar pelo STF se benza!

Lelê Teles: O bom Ladrão

É urgentíssimo se fazer uma cirurgia bariátrica em nossa mídia