Lelê Teles sobre a FIFA: 'Chamem os gringos para o soccer, mas não os chamem de sucker"

Escrito en BLOGS el

LA MAISON EST TOMBÉE

Por Lelê Teles

02/06/2015

A casa caiu.

Caiu Blatter. Aliás, ele não caiu, se jogou.

O honorável presidente, manda-chuva do futebol mundial, que acabara de reassumir o cargo, desassumiu em menos de uma semana.

Nunca houve uma autodefenestração tão instantânea.

Para os incautos, Sepp Blatter dizia que os EUA armavam uma casinha para ele, de olho na Copa do Mundo.

Houve quem lhe desse ouvidos.

Com essa conversa mole, tentava dar o drible da vaca no FBI, chamando para a grande área ninguém menos do que o presidente Putin, ex-homem forte da KGB, atacante mordedor como o uruguaio Suárez.

A tabelinha, ao que parece, não deu certo. Como um bom espião, o russo tirou o time dele de campo. Farejou sujeira no rabo do ex-Fifa.

Mas nem por isso Blatter está só.

Sete cartolas já estão em cana. E o seu pupilo, o falastrão Jerôme Valcke, tá com a batata assando a mil graus.

O tal Secretário Geral da Fifa, que chegou aqui cheio de fanfarronices, e ameaçou dar um chute no traseiro do Brasil, agora se vê pendurado numa maracutaia de 10 milhões de dólares, referentes a uma manobra suspeitíssima durante a Copa na África (2010).

A grana teria sido repassada para um dos cartolas agora encarcerado, há documentos comprometedores contra ele.

Questão de tempo para alguém chutar o traseiro Valcke antes de arremessá-lo no camburão.

Amendrontadíssimo, Jerôme Valcke, que andava a fiscalizar obras no Brasil, dar ordens e puxões de orelhas em autoridades e a empregar parentes - indicou o filho como gerente do Maracanã durante a Copa - já avisou que não vai ao mundial feminino no Canadá.

Quem tem traseiro tem medo.

Seu amigão, Ricardo Teixeira, também anda de olho na própria retaguarda. Largou uma cinematográfica mansarda em Miami para voltar a se esconder no Brasil.

Sabe como é, aqui ele tem as costas quentes.

A Globo o adora e com ele fez muitos negócios. Quando cartola, já financiou a pelada de policias federais na Granja Comary - veja que ousadia - e pagou todas as despesas de juízes e desembargadores durante copas do mundo, com direito a hotéis de luxo, charutos, massagens nas costas e cachos de uvas caindo-lhes à boca.

Mas contra o nosso "Mr. Teixeira, did you accept the bribe" pesam fartas acusações nas estranjas, envolvendo propinas e toda sorte de gatunagens dignas de um escroque de sua estatura.

Daqui a pouco sai um pedido de extradição. Estão apenas esperando o carimbo secar.

Parece ironia, a FIFA fez de tudo para que os estadunidenses passassem a amar o futebol.

Porque futebol é business.

Mas todos sabemos que os gringos chamam de futebol aquele troço esquisito de uns cabras com vértebras de búfalo que saem atropelando quem estiver à sua frente.

O FBI entrou no jogo como um quarterback, arremessou aquela bola feia para o alto e agora todo o time da FIFA, e seus comparsas, correm o risco de ser atropelados.

Chamem os gringos para o soccer, mas não os chamem de sucker.

Palavra da salvação