Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

22 de março de 2011, 15h03

Lendo Zé Dirceu e apreciando suas análises

Vários textos do Zé Dirceu estão me chamando a atenção e me chamam a atenção exatamente porque eles destoam do coro do que bem descreveu Mello sobre os argumentos de uma pequena  militância blogueira (eu identifico uns seis blogueiros bem uníssonos desta categoria).

Mello chamou a atenção para o exercício intelectual de pescoço de girafa (meçam a dor do torcicolo) dessa meia dúzia de blogueiros para justificar algo que grande parte da blogosfera, incluindo esta meia dúzia, antes das eleições defendiam e agora passam a repudiar e mais que isso tentam convencer o restante da blogosfera sobre suas incongruências.

Esta meia dúzia de blogueiros defenderam a ida da presidenta Dilma à festa de 90 anos da Folha, a visita de Obama como um bem para o Brasil, alguns chegaram ao ponto de ironizar a prisão de 13 pessoas durante os protestos de Obama e outros a defender a intervenção dos EUA, França e Itália na Líbia, afinal Gaddafi é um ditador sanguinário e os tomahawks estadunidenses são uma espécie de democracia entregue a domicílio, uma chuva de mísseis democráticos super bem-vindos pelos líbios oprimidos!

Todos esses blogueiros são de partidos de esquerda, alguns militantes filiados. Tenho a impressão que esta militância não lê mais o Zé e se lê não leva a sério o que ele diz.

Seria bom que lessem, pois ele deu bons recados sobre várias polêmicas entre a blogosfera que continua mantendo sua postura antes e após as eleições e uma blogosfera que parece ter perdido a capacidade de crítica.

Zé já fez análises interessantes na polêmica do Minc, na desfaçatez dessa democracia delivery made in USA e UE e até sobre esta militância que enxerga o mundo numa dicotomia incrível de Lula versus Dilma e entende qualquer crítica ao governo como se fosse ataques de direita à Dilma.

Sugiro fazer buscas sobre os assuntos mais polêmicos como MINC, por exemplo, e ver que Zé, chamado de autoritário inclusive dentro do PT, não correu do debate. Fica a dica, leiam mais o Zé.

Lula falta a almoço e é sucesso na mídia

“Zona de exclusão”, novo nome de invasão

Obama parte e fica sentimento de frustração

Novo produto: segurança presidencial




Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum