Leonardo Sakamoto no dia do jornalista: ironia mode on

Escrito en BLOGS el

O jovem jornalista Leonardo Sakamoto é uma das raras surpresas que a rede me trouxe, seu blog e seu trabalho na rede Repórter Brasil não deixa a dever absolutamente nada ao que há de melhor (e por isso raro) no jornalismo de qualidade feito no Brasil.

Na crônica de hoje, de modo muito irônico, ele expõe a verdadeira praga que assola os 'colonistas' de veículos como Folha, Estadão, Veja, Época, O Globo e afins, que cada vez mais fazem menos jornalismo e praticam mais o pensamento único, conservador e distante dos fatos.

Vale ler o artigo irônico de Sakamoto com olhos críticos e pensar na quantidade de 'colonistas' que inundam os aquários das redações repetindo o mesmo mantra surrado e sacal na defesa do status quo de uma minoria insensível à imensa exclusão de tantos grupos sociais, constantemente criminalizados por esta imprensa tupiniquim.

Dia do Jornalista: Como se dar bem diante dos leitores

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog

07/04/2011

Belém - Prometi que ia fugir de efemérides e datas comemorativas, a grande muleta de um pequeno colunista, como eu, mas não resisti. Afinal, hoje, 7 de abril, é Dia do Jornalista Brasileiro (para alguns, também o Dia do Jornalismo). E, como todos sabem, um dos esportes preferidos deste blog é a autoflagelação, através de uma tentativa inconsequente de desmistificar a própria profissão. Porque nu é mais gostoso.

Então, despidos de vaidade, vamos atender ao pedido de uma leitora. Ela, estudante de jornalismo, escreveu para este blog dizendo que quer ser articulista e pedindo sugestões para chegar lá. (como se eu soubesse…)

Bem, tempos atrás, havia elaborado com um conjunto de amigos que são grandes repórteres e conhecem como ninguém o universos das redações, o primeiro capítulo do Manual do Colunista. Considerando que a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão continua desnecessária, o blog traz novamente essas regras para ajudar a tornar qualquer pessoa um analista de primeira.

Isto não é aplicável a todos os veículos, claro. Tem muitos que – raios! – resolveram pensar por conta própria e fugir dos lugares-comuns e da vida fácil de se deixar levar pela manada – o que independe de posição política diante do mundo. Mas para outros, cai que nem uma luva.

Quer virar colunista ou editorialista? Fácil. Basta seguir esse manual. Para cada tema polêmico da atualidade, há um repertório de cinco argumentos que devem ser repetidos ad nauseum, sem margem para hesitação. Pintou o tema, escolha um dos cinco argumentos abaixo e tasque na sua coluna. Se quiser, use mais de um. You’re the start, baby. Just shine.

E atenção: não se preocupe se o seu concorrente direto anda usando exatamente esses mesmos argumentos. Não importa também se os argumentos já foram aniquilados pelos fatos. O importante, em todos os casos, não é citar fatos. O que conta é dar ênfase no argumento. Se você estiver apresentando um telejornal, faça aquela cara de compenetrado. Se for um texto, carregue no título. O jornalista que nunca foi um pouco ator (canastrão, é fato) que atire a primeira pedra.

Além da segurança, da facilidade e da comodidade, há várias outras razões para usar esse manual: 1) você vai parecer erudito; 2) vai gastar pouco tempo para fechar e ir para casa; e 3) seu texto irá repercutir muito bem junto a “quem importa”. Dá para usar a mesma metodologia em rodas de conversas em casamentos e batizados.

Ao manual:

Se o assunto é: Cotas nas universidades, ação afirmativa, Estatuto da Igualdade Racial Seus argumentos devem ser: “Para a biologia, a raça humana é uma só. Logo, não faz sentido dividir as pessoas por raças” “A política de cotas é perigosa. Irá criar conflitos que não existem hoje no Brasil” “É uma ameaça à qualidade do ensino, pois os beneficiários não conseguirão acompanhar as aulas” “Essas iniciativas representam uma ameaça ao princípio de que todos são iguais perante a lei” “Cotas são ruins para os próprios negros, pois eles sempre se sentirão discriminados na faculdade”

Se o assunto é: Reforma agrária, MST, agricultura familiar, essas coisas de mato e gente pobre. Seus argumentos devem ser: “Não faz mais sentido fazer reforma agrária no século 21” “O agronegócio é muito mais produtivo, eficiente, rentável, moderno e lucrativo” “A reforma agrária já foi feita no Brasil. Pelo menos o que era possível fazer” “Se você distribui lotes, o agricultor pega a terra e a vende para terceiros depois. Todos fazem isso” “Os movimentos sociais são compostos por bandidos e desocupados”

Se o assunto é: Bolsa Família Seus argumentos devem ser: “O pobre vai usar o dinheiro para comprar TV, geladeira, sofá e outros artigos de luxo” “O pobre não terá incentivo para trabalhar. Vai se acostumar na pobreza” “Não adianta dar o peixe, tem de ensinar a pescar” “O programa não tem porta de saída” (não tente explicar o que é isso) “O governo só sabe criar gastos”

Se o assunto é: Mortos e desaparecidos políticos, abertura de arquivos da ditadura, revisão da Lei de Anistia Seus argumentos devem ser: “Não é hora de mexer nesse assunto” “A Anistia foi para todos. Valeu para os militares; valeu para os terroristas” “Não é hora de mexer nesse assunto” “A Anistia foi para todos. Valeu para os militares; valeu para os terroristas” “Não é hora de mexer nesse assunto”

Se o assunto é: Regulação da publicidade, classificação indicativa e democratização da comunicação Seus argumentos devem ser: “Qualquer regulamentação é ruim, o mercado regula” “É um atentado à liberdade de imprensa” “Querem acabar com o seu direito de escolha” “Os anunciantes não podem dilapidar sua própria imagem revelando segredos industriais. Quem não quer, não compre” “A classificação indicativa é censura. Os pais é que têm que regular o que seus filhos assistem”

Se o assunto é: A política econômica Seus argumentos devem ser: “O governo deveria aproveitar esse período de vacas gordas para fazer as reformas que o Brasil precisa, cortando custos” “Os gastos e a contratação de pessoal estão completamente fora de controle” “O país precisa fazer a lição de casa e cortar postos de trabalho” “Quem produz sofre muito com o Custo Brasil, é necessário cortar custos e investir em infra-estrutura” “Só dá certo porque o Banco Central não dá ouvidos a esse clamor populista de baixar juros”

Se o assunto é: Trabalho e capital Seus argumentos devem ser: “O que os sindicatos não entendem é que, nesta hora, todos têm que dar sua cota de sacrifício” “Os grevistas não pensam na população, apenas neles mesmos” “Sem uma reforma trabalhista que desonere o capital, o Brasil está fadado ao fracasso” “A CLT é uma amarra que impede a economia de crescer” “É um absurdo os sindicatos terem tanta liberdade”