Letramento, jornalistas, letramento! Lula não é candidato, é o farol a iluminar os 'postes'

Escrito en BLOGS el

Ando imensamente preocupada com a formação de nossos jornalistas. E nem falo do viés ideológico cada vez mais à direita, mas da capacidade leitora deles, a capacidade de ler o mundo, como diria o mestre Paulo Freire.

Como é que quem editou e autorizou a liberar a piada dos golfinhos não percebeu que aquilo era uma piada??? Golfinhos armados, treinados pra matar, golfinhos James Bond, tem dó, é muita ingenuidade é ser muito naive pra continuar sendo delicada.

Agora 247 faz um estardalhaço com uma propaganda do PT onde Lula aparece falando sobre o governo do estado de São Paulo, que está na hora do PT chegar por aqui.

Destaco um trecho do 247:

"Está na hora de a gente ser o partido a fazer mais por todo o Estado de São Paulo", diz ex-presidente, com todas as letras, nas inserções comerciais do PT em rede estadual de TV; ele é a estrela; propaganda começa a entrar no ar agora; intenção, segundo fala, é trazer conquistas para Estado comandado por tucanos há 18 anos; projeções de que Lula vai disputar Palácio do Bandeirantes ganham consistência (grifos nossos); tucano Geraldo Alckmin, que tem direito à reeleição, reúne prefeitos à sua volta, libera R$ 2,6 bilhões e se protege; diz que não vai entrar tão cedo "no ringue da eleição"; "Ele (Lula) não contará com a nossa participação nisso"; a verdade é que soou o gongo; a luta já começou; assista:

São 30 segundos de fala! Inferir sobre o significado do que disse Lula afirmando que é um aviso, uma insinuação de que ele será candidato ao governo do estado é um exercício de futurologia e não de interpretação do discurso.

O discurso que eu ouço da boca de Lula é: eu governei bem o Brasil, Dilma governa bem o Brasil, Haddad governará bem a cidade de São Paulo, o PT que governou bem o país e governará bem a cidade de São Paulo pode também governar bem o estado.

A leitura a contrapelo da citação de Dilma e Haddad numa propaganda voltada pra São Paulo pode ser a de que Lula se apresenta como um cabo eleitoral e tanto, pois elegeu dois políticos sem nenhuma experiência em disputa eleitoral que a oposição desdenhou e não respeitou durante toda a campanha.

Que FHC, que nada, o farol é Lula que ilumina os 'postes'.

Lula está num momento de vida e político de resgate do PT, que sofreu um desgaste imenso num julgamento orquestrado entre Judiciário e grande mídia pra ser o principal concorrente eleitoral. Enquanto Lula fizer parte do cenário político esta oposição que só consegue existir pela mão amiga de uma imprensa anti-petista não tem chances reais. Mas Lula sabe que não é eterno e Lula aprende como ninguém com os erros: Lula usará seu prestígio para alçar novas lideranças, realmente renovadas para as disputas eleitorais do partido.

Não é a toa que Lula resgatou a ideia de uma nova caravana da cidadania. Lula ama o PT mais que o poder e fará de tudo para que o partido se reestruture.

Assim, esta peça publicitária pode ser lida como um recado ao PMDB, o candidato da aliança do PT em SP não será do PMDB, sossega o facho, Chalita. Minhas apostas? Se Lula achar que vale a pena e que ele tem talento para tanto (e na minha opinião tem) ele vai apostar em Alexandre Padilha.

Acompanhemos os próximos passos, se Padilha for perseguido feito caça na floresta pela mídia demotucana o Maria Frô acertou a sua hipótese. Mas vejam é uma hipótese e não o que Lula disse.