“Líbia fecha o espaço aéreo a todos os tipos de aeronaves”

Escrito en BLOGS el

“Líbia fecha o espaço aéreo a todos os tipos de aeronaves” PressTV, Teerã

18/3/2011 10:58AM

A Eurocontrol, organização que administra o espaço aéreo europeu, informou, nessa 6ª-feira, que as autoridades de Malta noticiaram que “a Líbia fechou o espaço aéreo nacional e não aceitará o trânsito de nenhum tipo de aeronave, até posterior decisão” – conforme noticiaram agências locais de notícias.

A decisão foi tomada depois que o governo francês anunciou ataque iminente à Líbia, que provavelmente incluirá aeronaves francesas, britânicas e norte-americanas.

Os três países estão trocando jatos bombardeiros. A mídia canadense noticiou que há planos para que o Canadá envie seis jatos bombardeiros CF-18, que serão usados em ação militar conjunta contra o regime líbio.

A Noruega também anunciou estado de prontidão para participar desse esforço, mas a Rússia já anunciou que não tomará parte dessa ação militar contra a Líbia – segundo agências.

Cinco membros da Liga Árabe, entre os quais a Jordânia, o Qatar, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos também contribuirão com aeronaves, segundo noticiou a Agência France Press, citando diplomatas que não acrescentaram detalhes dos planos.

O ministro de Defesa da Líbia alertou para a resposta rápida de retaliação contra qualquer ação militar contra a soberania da Líbia. Segundo o ministro, dada a extensão do ataque que se arma contra a Líbia, a resposta dos líbios pode afetar todo o tráfego aéreo e marítimo no Mar Mediterrâneo.

Apesar da aprovação, ontem, no Conselho de Segurança da ONU, da implantação de uma zona aérea de exclusão, o governo da Líbia mantém a atitude de desafio. Muammar Gaddafi ameaça grande ofensiva contra a cidade de Benghazi, ainda controlada pela oposição ao regime.